Banco do Vale cria estratégias para melhorar Desempenho Social

Palestra orienta sobre Orçamento Familiar
3 de agosto de 2017
Reformar ou ter a casa própria não é apenas sonho
16 de agosto de 2017

O Banco do Vale deseja cada vez mais alcançar suas metas sociais, por isso foi realizada uma auditoria social através da SPI4, que analisa o nível de implementação das normas universais de Desempenho Social. Desta forma, foi possível rever indicadores sociais e garantir que sejam eficazmente mensurados.

No mês de julho de 2016, o Banco do Vale passou pela primeira auditoria social promovida por auditor credenciado junto a Cerise, que avalia as normas universais de Desempenho Social. A SPI4 avalia as fortalezas de uma IMF e as debilidades na GDS, um manual completo de boas práticas criado por e para pessoas das microfinanças, como recurso para ajudar as instituições financeiras a alcançar suas metas sociais, esse módulo foi fundamental para a instituição.

As observações da auditoria social foram apresentadas em relatório. O documento sugeria a definição da missão social e respectivos desdobramentos, envolvendo conselheiros e colaboradores; ainda coleta de dados e monitoramentos para incluir estas metas em planejamentos e orçamentos. Outra necessidade era a abertura de canais com clientes, ações da administração já foram tomadas, com a criação de espaço para “reclamações e sugestões”. Além da colocação de caixas para melhoria da comunicação também com os funcionários.

O relatório ainda pede para analisar: transparência, superendividamento e desenvolvimento de produtos e canais de distribuição apropriados. O Banco do Vale já começou a promover palestras de educação financeira para combater o superendividamento.

Com o relatório foi possível buscar a implantação das melhorias apontadas pelo consultor, que já estão sendo desenvolvidas. O Banco do Vale está confiante de que pode aprimorar cada vez mais seu desempenho social. Este é um diferencial que traz realização tanto pessoal, para dirigentes e funcionários, quanto para organização.