Cautela é a maior arma do empreendedor de sucesso

Reformar ou ter a casa própria não é apenas sonho
16 de agosto de 2017
Dez ideias para começar um negócio com até R$ 10 mil
4 de setembro de 2017

O empreendedor de sucesso ousa correr riscos, assume posturas audaciosas e não hesita diante de dificuldades, certo? Nem tanto, segundo conclusões de um estudo conjunto dos professores John Morgan, da Universidade da Califórnia em Berkeley, e Dana Sisak, da Universidade Erasmus de Roterdã.  Embora iniciar um negócio sempre inclua uma margem de risco, os pesquisadores constataram que os empreendedores muitas vezes se dão bem justamente pelo medo de perder aquilo de que estão abrindo mão (como um emprego sólido em uma grande corporação), desenvolvendo a aversão a perdas e não o culto ao risco.

A ameaça de perder ganhos de salário e posições de prestígio profissional – o que se chama de “ponto de referência” – faz com que os candidatos a empreendedor se dediquem com muito mais afinco à nova atividade. Segundo os autores, os novos empreendedores se mostram mais preocupados em evitar perdas que em obter mais ganhos.

Os resultados da pesquisa, publicada no site da Haas School of Business, de Berkeley, podem ajudar os empreendedores a entender melhor suas motivações psicológicas, para tomar decisões mais equilibradas e evitar cair na frequente armadilha de assumir mais riscos quando sentem que os resultados do seu negócio não cumprem as expectativas. Uma das conclusões do estudo é ser cauteloso diante dessas dificuldades, pois dobrar as apostas pode ser ainda pior.

Fonte: Revista Época Negócios.