5 filmes que dão lição sobre finanças pessoais

Momentos de lazer e descontração também podem ser usados para trazer conhecimento. O Banco do Vale tem uma dica de como você pode aprender mais a respeito de finanças pessoais.

Separamos cinco filmes que trazem algumas lições sobre a forma de lidar com a renda pessoal, com os negócios, como administrar dinheiro e consumir de maneira consciente. Prepare a pipoca, escolha um filme e faça uma reflexão de como você pode melhorar a sua relação com o dinheiro.

1. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009):

é uma comédia romântica que retrata os problemas do consumo desenfreado, da importância de saber diferenciar se você quer algo por puro desejo ou se realmente precisa disso e de como é importante fazermos um planejamento financeiro pessoal para não ficarmos com várias dívidas e sempre no vermelho.

2. As Loucuras de Dick e Jane (2005):

O filme promete boas risadas e também desperta reflexões sobre como é importante administrarmos melhor as finanças pessoais, termos uma reserva de dinheiro para imprevistos e se realmente precisamos de muito dinheiro e bens materiais para sermos felizes.

3. Até que a Sorte nos Separe (2012):

É a história de um casal que ganha na loteria, mas deixa o poder do dinheiro os levar à falência. O grande prêmio é gasto em festas, viagens, compras com muita ostentação e, ao se verem “quebrados”, contam com a ajuda do vizinho, que é consultor de finanças, para se reestruturar.

4. O Lobo de Wall Street (2013):

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) era um consultor em uma corretora de Wall Street, porém, na mesma época em que foi contratado a bolsa de valores despencou drasticamente e ele perdeu o emprego. Começa então a trabalhar em uma empresa com ações de baixo valor e tem uma grande sacada: abre um negócio no segmento de vendas, em que as ações de baixo valor tiveram um retorno altíssimo e passa a ter uma vida de “rei”. O filme é baseado em uma história real. Você vai aprender sobre finanças e negócios.

5. À Procura da Felicidade (2006):

O drama retrata a história de um pai solteiro, Chris Gardner (Will Smith), que batalha para uma vida digna para seu filho de 5 anos. Ele investiu seu dinheiro em um negócio que não deu certo e por isso passou por diversos problemas financeiros. Então, motivado pelo sonho de construir uma vida melhor para o filho, inicia sua carreira em um estágio não remunerado numa corretora de ações e passa por uma grande mudança graças a sua persistência.

Além de dar diversas dicas de como cuidar melhor do seu dinheiro o Banco do Vale também realiza palestras de educação financeira para que a comunidade saiba comprar, gastar e fazer planos para o futuro. Nosso propósito é contribuir para o fortalecimento da cidadania mostrando que o dinheiro está a serviço da vida.

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »