Boas práticas de gestão para micro e pequenos empresários

boas práticas

Para garantir sucesso em seus negócios não existe uma fórmula mágica, mas sim, algumas atitudes que podem guiar você ao crescimento. É através de boas práticas que alcançamos bons resultados e conseguimos fazer com que o nosso microempreendimento ofereça o melhor.

Sabendo disso, o Banco do Vale separou sete dicas que vão turbinar os seus negócios.

Sete hábitos de boas práticas de microempresários superprodutivos:

1. Dormir bem: parece um conselho bobo, mas quando aplicado ao pé da letra traz muito retorno. Só com disposição se tem clareza para pensar sobre as situações e tomar decisões.

2. Não pular o café da manhã: você já deve ter ouvido falar que a primeira refeição é a mais importante do dia e isso é verdade, pois o seu corpo precisa de alimento para poder ter energia para encarar a rotina diária.

3. Valorizar seu tempo de lazer: quem não tem nenhum hobby não possui uma válvula de escape e sem isso fica mais difícil liberar o estresse e enfrentar novas situações de tomada de decisão. 

4. Colocar metas e prazos para si e para seus funcionários: somente com metas chega-se a algum lugar. Os prazos podem ser flexibilizados, mas isto também serve para se avaliar o porquê de não ter chegado na meta proposta.

5. Saber delegar funções e atividades: a centralização é um dos maiores problemas que os gestores passam. O receio de delegar o trabalho para sua equipe pode custar caro ao projeto. 

6. Entender que, às vezes, um café rende mais frutos do que uma reunião em uma sala fechada: diversas vezes são nas conversas informais que os bons negócios são realizados.

7. Contar com as dicas e microcrédito do Banco do Vale: nossa missão é apoiar empreendedores informais, formais e as pessoas através das microfinanças. Estamos prontos para promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável e diferenciada.

Programe-se e garanta sua produtividade em 2019. O Banco do Vale acredita que organização e disciplina são o caminho para o crescimento dos negócios. Fique sempre atento ao mercado e conte conosco para o que precisar: https://bit.ly/2PtVT1P.

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »