Por que estou no vermelho?

Economia de dinheiro

Ao nos depararmos com as contas no vermelho surge o desespero, mas este é o momento de colocar a cabeça no lugar e refletir sobre suas finanças. A primeira análise a fazer é se não estamos gastando demais com supérfluos e questionar até que ponto isso é necessário.

Fique atento e identifique o que coloca em risco sua saúde financeira. Podem ser as saídas de fim de semana a bares e restaurantes em excesso, a compra exagerada de roupas e sapatos, salão de beleza, prestações maiores que consegue pagar ou até mesmo as compras no supermercado.

Quando a situação chega neste ponto e você não sabe como regularizar as finanças é necessário ter muito cuidado. Se você optar por pegar algum empréstimo, seja para ajustar o orçamento familiar ou da sua empresa, mesmo que esteja desesperado, esteja atento. O Banco do Vale aconselha fazer esta escolha com responsabilidade e dá algumas dicas para equilibrar os gastos:

  • Coloque no papel seus ganhos e despesas. Este é o ponto de partida para você conhecer sua situação financeira real. Com base nisso, é possível equilibrar as contas.
  • Seja moderado com gasto supérfluo, escolha gastar com aquilo que é importante para você e pesquise preços melhores ou produtos similares.
  • Evite usar cheque especial e cartão de crédito. Procure pagar suas contas à vista com o dinheiro que tem. Controle os apelos e impulsos de consumo.
Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »