Saiba como vender mais para aumentar o faturamento da sua empresa

Vender mais é algo que todo empreendedor quer e precisa. E, para isso, é preciso ter cada vez mais profissionais qualificados, que sabem como vender um produto ou serviço. O comércio é composto por empreendedores que estão atentos a todas as tendências e movimentos do consumidor, fazendo com que sua empresa atenda ao desejo de seu público-alvo.

Entretanto, muitos esquecem que não dá para melhorar o faturamento pensando só em vender mais. É necessário cuidar também das questões administrativas e fiscais, já que os dois lados trabalham em conjunto para que o negócio possa ter uma boa saúde financeira.

Prepare o bloco de notas e continue lendo para saber como vender mais e de quebra aumentar o faturamento da sua empresa. Como vender mais não é segredo: tem até receita.

Principais dicas para vender mais

Separamos as principais dicas para você considerar e verificar quais pontos podem melhorar no seu comércio para vender mais e aumentar o faturamento do seu negócio.

1 – Ajuste sua equipe de vendas

Possuir bons vendedores é algo fundamental para a empresa. Mas mesmo que os profissionais contratados para esta área possuam perfil, algumas vezes é necessário que a empresa realize treinamentos para aperfeiçoá-los, já que eles nem sempre têm experiência e capacitação para fazer o seu trabalho da melhor forma.

Por isso, é importante que o gestor pondere a capacidade da equipe em melhorar e o custo dos cursos de treinamento. Lembre-se que nem sempre é compatível manter uma equipe com profissionais com os quais você tem afinidade, mas que não produzem da forma adequada para o negócio.

2 – Realize pesquisas

Uma das melhores formas de identificar o que está faltando para que sua empresa venda mais, é através de pesquisas. Dependendo do porte da sua empresa, podem ser pesquisas mais elaboradas ou simples, organizadas externa ou internamente.

Aqui, o ponto principal é que você possua alguma forma de coletar dados sobre o que o seu público-alvo procura na empresa e não encontra, o que acham da aparência e organização do seu negócio, como se sentem atendidos dentro do seu comércio, entre outras informações que considerar pertinentes.

Pense em uma forma de abranger principalmente os aspectos que estão em contato direto com a clientela e dê prioridade para pesquisar sobre aquilo que você tem capacidade de alterar. Até mesmo as pesquisas feitas pelos próprios funcionários possuem grande relevância. Anote e leve a sério todos os resultados.

3 – Crie pontos de interesse para os seus clientes

É essencial que todo comércio saiba identificar o que está fazendo as pessoas acessarem o negócio, seja presencialmente ou no digital. Por isso, para aumentar esse fluxo de clientes, é necessário pensar em algumas ações que os aproximem cada vez mais do comércio.

Promoções, mudanças de layout na loja, novidades expostas na vitrine presencial e digital, ações de merchandising propondo que o cliente entre no seu estabelecimento para participar são algumas formas de criar pontos de interesse para o seu público-alvo.

4 – Escolha os produtos com base no seu público-alvo

É importante considerar o perfil do seu público-alvo para acertar nas escolhas dos produtos. Leve em conta os seus clientes atuais, o que eles buscam e as novidades e tendências que o mercado oferece.

5 – Sazonalidade e datas especiais

Toda área possui datas especiais que devem ser levadas em consideração, seja para estar preparado com o estoque de mercadorias, ou para compreender que certos públicos não interagem com você na proximidade dessas datas importantes.

Mas não é somente nos casos de datas especiais que as empresas enfrentam a sazonalidade, e todos os empreendedores precisam se planejar para lidar com isso. Mantenha um registro de vendas que evidencie os picos altos e baixos do seu comércio e se prepare com antecedência para as duas épocas.

Além das vendas: Como aprimorar o faturamento

O faturamento deve ser pensado em todos os sentidos, buscando sempre organizar as finanças da forma ideal, com o objetivo de melhorar a rentabilidade do negócio. E isso vai muito além de encontrar fornecedores com bons preços, passando também pela organização interna da empresa, sendo necessário definir, assertivamente qual é a margem de lucro que o seu negócio deve buscar e trabalhar para isso.

Além disso, é importante manter os cálculos administrativos da empresa sempre atualizados. As finanças devem estar organizadas levando em conta o momento atual, sendo revisadas periodicamente.

O Banco do Vale disponibiliza diversas linhas de crédito para te ajudar no que for necessário! Seja para abrir o seu negócio ou para criar um capital de giro, você pode contar conosco! Entre em contato e solicite seu crédito!

Confira também: Aprenda a organizar a empresa MEI para o novo ano

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »