Tire suas dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor

Criado em 1990, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem o objetivo de equilibrar as relações de consumo e regulamentar o mercado no Brasil. Empresas e empreendedores de todos os tipos de negócio que tenham uma relação de oferta/consumo são regidas pelo documento.

É importante chamar a atenção para o fato de que o CDC pode ser aplicado em empresas de todos os portes e até mesmo a MEIs e trabalhadores autônomos. Por isso é tão importante conhecer o seu conteúdo e proporcionar relações de compra e venda justas, de acordo com o que diz a lei.

A seguir, o Banco do Vale responde às principais perguntas sobre o Código de Defesa do Consumidor:

Por que preciso seguir o Código de Defesa do Consumidor?

O documento foi sancionado por lei, então deve ser encarado como uma obrigação e não apenas como orientação. O Brasil tem aproximadamente 90 milhões de processos movidos na justiça que dizem respeito ao direito do consumidor, então é importante que a sua empresa aja corretamente para não correr o risco de entrar nestes números. Além disso, agir corretamente com os seus clientes cria uma relação de confiança com o consumidor, que poderá recomendá-lo, melhorando a autoridade da sua marca e aumentando as vendas.

As obrigações são iguais para todos os tipos de negócio?

Há algumas regulamentações específicas de acordo com a área de atuação. Por exemplo, um restaurante tem obrigações diferentes de um e-commerce. Mas de forma geral, ambos são submetidos ao CDC e devem seguir algumas determinações gerais, como: proibição de venda casada, proibição de envio de produtos não solicitados pelo consumidor, vender o produto pelo preço anunciado, não efetuar cobranças indevidas, cumprir prazos e obrigações contratuais, não enviar mensagens eletrônicas não solicitadas, entre outras.

Sou obrigado a oferecer pagamento no cartão de crédito?

Legalmente o fornecedor é obrigado apenas a aceitar pagamento em moeda corrente, podendo ou não optar por disponibilizar o pagamento por cartões de crédito, débito, cheques, PIX ou outras modalidades, como crediário. No caso de concessão de crédito, o estabelecimento pode estabelecer critérios para a análise de risco da operação e concessão de crédito. Caso o consumidor não atenda aos requisitos necessários, ele poderá ter seu crédito negado.

Como proceder com cliente inadimplente?

Quando caracterizada a inadimplência, o credor tem o direito de exigir o pagamento, podendo registrar a dívida no Serviço de Proteção de Crédito (SPC), realizar cobranças diretas ao consumidor, ajuizar execução da dívida ou terceirizar a cobrança. No entanto, é importante que o credor saiba dos limites no exercício do seu direito de cobrar, não podendo efetuar cobrança de modo insistente ou abusivo, repassar informações da existência da dívida a terceiros e agir com bom senso, não constrangendo o devedor.

Posso realizar promoções para atrair clientes ou aumentar as vendas?

Promoções são permitidas, desde que os anúncios sejam esclarecedores e contenham todas as condições para a participação do consumidor. Caso haja divergência entre o valor da gôndola ou etiqueta e o do caixa, prevalece o de menor valor. A concessão de ofertas, liquidações e descontos não desobrigam o fornecedor em relação à garantia ou à responsabilidade pelo produto ou serviço.

O Código de Defesa do Consumidor, apesar do nome, é uma regulamentação de direitos e deveres que protege tanto o consumidor como as empresas, seja na sua função de fornecedoras ou de consumidoras. O conteúdo dele pode ser consultado na íntegra através deste link.

Leia também: Redes sociais para pequenos negócios: 5 Passos para melhorar as vendas

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »