Política de Privacidade da CREDIVALE – Agência Metropolitana de Microcrédito

Na Credivale, buscamos proporcionar a melhor experiência possível para garantir que você desfrute ao máximo dos nossos produtos e serviços. E, para isso, a sua privacidade e a segurança dos seus dados pessoais são e sempre serão muito importantes para nós.

Entendemos que garantir a privacidade vai além do cumprimento da legislação. É respeitar nossos clientes e potenciais clientes, bem como honrar nossos pilares de transparência, parceria, segurança, simplicidade e experiência positiva do usuário.

Assim, a Política de Privacidade da Credivale visa:

  • reforçar nosso compromisso com a privacidade e segurança no tratamento das informações coletadas de nossos clientes e outros titulares de dados;
  • demonstrar, de forma transparente e simples, quais são os dados tratados (conforme definido abaixo) pela Credivale, a razão e a forma que utilizamos para coletar, armazenar, processar, transferir e consultar os referidos dados;
  • apresentar como protegemos seus dados;
  • definir quando e como você pode controlar suas preferências de privacidade, tais como atualizar, transferir e gerenciar suas informações por meio dos nossos canais de atendimento.

  1. Sobre a Política

A Política de Privacidade da CREDIVALE – AGÊNCIA METROPOLITANA DE MICROCRÉDITO se aplica a todos os serviços, oferecidos pela Credivale e que usam Dados Pessoais (conforme definido abaixo) de clientes, potenciais clientes, colaboradores e/ou terceiros (“Titulares dos Dados”).

Ao acessar e utilizar os produtos ou serviços, financeiros ou não financeiros, oferecidos pela Credivale, você concorda e aceita integralmente as disposições da Política.

Política em vigor a partir de 01 de fevereiro de 2021.

  1. Definições

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei Federal nº 13.709 publicada no dia 14 de agosto de 2018 que regula as atividades de Tratamento de Dados Pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Agentes de Tratamento: são aqueles responsáveis pelo Tratamento de Dados Pessoais e estão separados em duas categorias: o Controlador e o Operador. O Controlador é a pessoa ou a empresa responsável pelas decisões referentes ao Tratamento de Dados Pessoais. O Operador, por sua vez, é a pessoa ou a empresa que realiza o Tratamento de Dados Pessoais em nome do Controlador, seguindo as suas instruções.

Anonimização: técnica por meio da qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, de modo que posteriormente é impossível a reidentificação mesmo que por soluções técnicas.

Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD): é o órgão da administração pública federal com atribuições relacionadas à proteção de dados pessoais e da privacidade, incluindo a fiscalização para o cumprimento da LGPD.

Cookies: é um arquivo pequeno que contém uma sequência de caracteres, criado e enviado pelos websites ao seu computador sempre que você os visita. Eles ajudam a lembrar suas preferências e personalizar seu acesso tornando sua navegação mais segura, rápida e agradável. Você consegue configurar seu navegador para não aceitar cookies ou avisar quando um cookie estiver sendo enviado, mas sem eles alguns recursos ou serviços do site podem ficar comprometidos e limitados.

Dados Pessoais: são conceituados na LGPD como as informações relacionadas a pessoa natural identificada ou informações que permitem sua identificação como nome, endereço, CPF, RG, documentos de identidade em geral, telefone, dentre outros.

Dados Sensíveis: são conceituados na LGPD como os Dados Pessoais sobre a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico quando vinculado a uma pessoa natural.

Dispositivo: é o aparelho que pode ser usado para acessar os serviços oferecidos pela Credivale, como computadores desktop, tablets e smartphones.

Encarregado pela Proteção de Dados Pessoais: é o responsável por assegurar que a Credivale esteja em conformidade com as leis e regulações de privacidade, garantir a proteção de Dados Pessoais e por ser a interface de comunicação com a ANPD e com os Titulares dos Dados.

Endereço IP: é o número atribuído a cada Dispositivo conectado à internet, conhecido como endereço de protocolo de internet (internet Protocol ou IP). Geralmente, esses números são atribuídos em blocos geográficos. Um endereço IP pode ser usado para identificar, por exemplo, de qual local um Dispositivo está se conectando à internet.

Geolocalização: recurso que, quando ativado pelo Titular dos Dados, permite definir a posição precisa ou aproximada de um Dispositivo e traz informações como o país, estado, cidade e rua onde esse Dispositivo se encontra, fornecendo, ainda, o horário em que foi acessado.

Titular dos Dados: qualquer pessoa física identificada ou identificável a quem se referem os dados pessoais tratados. São, por exemplo, nossos clientes, potenciais clientes, correntistas, colaboradores, terceiros, prestadores de serviços, candidatos a vagas, dentre outros.

Tratamento: qualquer operação realizada com os Dados Pessoais de forma automatizada ou não. Ou seja, é a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, armazenamento, arquivamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

  1. Sobre as Informações Tratadas pela CREDIVALE – AGÊNCIA METROPOLITANA DE MICROCRÉDITO

Tratamos suas informações para desenvolver e aprimorar os nossos produtos e serviços. Não obstante, em alguns casos, você conseguirá gerir as informações coletadas e/ou utilizadas pela Credivale, por meio de um dos canais de atendimento para assuntos de privacidade indicados no item 9 desta Política, bem como pela forma com que você utiliza nossos serviços.

Diferentes informações são coletadas quando você usa nossos sistemas de comunicação e eles se enquadram em três categorias:

Dados fornecidos pelo Titular de Dados: são as informações fornecidas por você a interagir, contratar ou utilizar quaisquer produtos ou serviços fornecidos pela Credivale, tais como:

Nome, e-mail, número de telefone, CPF, endereço, profissão, estado civil, imagem dos seus documentos de identidade oficiais ou quaisquer outros Dados Pessoais fornecidos para criar ou alterar seu cadastro ou para simular, contratar ou cancelar qualquer produto ou serviço fornecido pela Credivale.

A verificação e confirmação dos Dados pessoais poderá, a critério da Credivale, ser feita por empresas terceirizadas parceiras, que respeitarão os mesmos critérios de segurança e privacidade aqui dispostos.

Você será o único e exclusivo responsável pela veracidade dos Dados Pessoais fornecidos a Credivale na realização do seu cadastro, cotação e/ou contratação de eventuais produtos ou serviços. A Credivale não possui qualquer responsabilidade pela veracidade dos dados fornecidos, bem como por eventuais danos decorrentes da inexatidão e/ou desatualização de referidas informações.

Dados coletados durante o uso dos nossos serviços no WhatsApp ou website (navegação): são as informações coletadas pela Credivale quando você navega e/ou utiliza os serviços da Credivale:

Dados de navegação: são as informações que coletamos sobre as suas ações com o WhatsApp ou website, tais como: histórico de pesquisas, histórico de navegação, datas e horários de acesso, recursos utilizados, a forma com que utiliza os produtos e serviços, problemas do App e outras atividades do sistema. Essas informações são importantes para um melhor desempenho das funcionalidades disponibilizadas no site e WhatsApp e para possibilitar a exibição de conteúdos relevantes pra você.

Geolocalização: são as informações que coletamos sobre sua localização que nos permite:

  • Garantir maior segurança para suas transações com base nos pontos de localização geográfica (antifraude);
  • Identificar a origem de uma chamada recebida em nossos canais de atendimento.

Conseguimos determinar sua localização pelos seguintes meios:

  • Endereço IP (acesso ao chat).
  • É possível ativar ou desativar o rastreio de sua localização acessando a opção Ajustes/Privacidade do seu Dispositivo.

Dados coletados de outras fontes: são as informações coletadas pela Credivale de empresas terceirizadas parceiras, fornecedores e prestadores de serviços, respeitando as finalidades previstas nesta Política. Essas empresas podem mudar conforme os serviços oferecidos pela Credivale e as informações coletadas.

A Credivale poderá utilizar os dados fornecidos ou coletados, conforme acima, para enviar publicidade e propaganda por e-mail ou por qualquer outro meio de comunicação, respeitando os itens 6, 7 e 9 desta Política.

  1. Por Que a Credivale Coleta e Trata Dados Pessoais?

Os Dados Pessoais coletados, nos termos da presente Política, são utilizados para as seguintes finalidades:

  • cumprir com nossas obrigações contratuais, em especial a execução dos termos de seu contrato junto a Credivale;
  • cumprir requisitos legais e/ou regulamentares aplicáveis;
  • fornecer a você nossos produtos e serviços;
  • para notificá-lo sobre eventuais alterações em nossos produtos e serviços;
  • reforçar nossos procedimentos de segurança e proteção, visando a prestação de um serviço mais seguro e eficaz;
  • proteger o crédito;
  • administrar nossa prestação de serviços e/ou fornecimento de produtos;
  • realizar operações, incluindo suporte aos clientes e outros titulares de dados, solução de problemas, análise de dados, testes, pesquisas e estatística;
  • melhorar e aperfeiçoar nossos serviços e produtos, garantindo que eles sejam apresentados da maneira mais eficaz a você;
  • avaliar ou entender a eficácia da publicidade que veiculamos, visando fornecer publicidades relevantes para você;
  • fornecer informações sobre outros serviços e/ou produtos que oferecemos;
  • ofertar produtos ou serviços adequados e relevantes;
  • produzir provas e auxiliar na condução de processos jurídicos, administrativos ou arbitrais, bem como auxiliar no cumprimento de outros requisitos legais; e
  • tomar decisões automatizadas com relação ao uso dos nossos serviços sem prejuízo das finalidades dispostas acima, a tabela abaixo informa, de forma exemplificativa alguns dos Dados Pessoais que tratamos e a finalidade de seu Tratamento:


PRODUTO DADOS PESSOAIS FINALIDADE
Empréstimos em diferentes linhas de crédito Ex.: Nome, RG, CPF, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, município, estado civil, filiação, endereço, telefone, e-mail, sexo, escolaridade, renda, contra cheque, contrato, matrícula e dados bancários

Fornecer e aperfeiçoar os produtos e serviços de empréstimos.

Possibilitar a simulação e avaliar, processar, executar, validar e concluir a contratação de um empréstimo.

Acompanhar a perfeita execução do contrato ao longo de sua vigência, prestando todo o auxílio necessário.

Caso você queira saber mais detalhes sobre como os seus Dados Pessoais serão tratados pela Credivale com base nas finalidades descritas nesse item, entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento.

Todos os dados que você nos fornece ativamente ou que coletamos são considerados confidenciais. Assim, nos comprometemos a adotar todas as medidas técnicas e administrativas aptas a proteger seus Dados Pessoais, observando, por exemplo, as diretrizes sobre padrões de segurança estabelecidas na legislação vigente.

4.1. Coleta e Tratamento de Dados Pessoais de Crianças e Adolescentes

Na hipótese de ser necessário o Tratamento de Dados Pessoais de crianças e/ou adolescentes, seja para qualquer finalidade, solicitaremos o consentimento específico e em destaque de, pelo menos, um dos pais ou do responsável legal do Titular do Dado.

A Credivale possui procedimentos e tecnologias internas para auxiliar na verificação dos poderes do responsável legal, buscando, assim, garantir a validade do consentimento, visto que este só poderá ser dado pelo representante legal da criança e/ou adolescente.

Após consentimento válido, a coleta e o Tratamento de Dados Pessoais de crianças e/ou adolescentes são feitos seguindo as regras detalhadas nesta Política.

  1. Duração do Tratamento dos Dados Pessoais

O prazo de Tratamento dos seus Dados Pessoais pela Credivale variará de acordo:

  • com os tipos de produtos e serviços contratados/prestados/fornecidos;
  • com as finalidades do Tratamento;
  • com as disposições contratuais e legais em questão.

Assim, os Dados Pessoais serão excluídos pela Credivale, exceto se seu armazenamento deva ser feito em razão de obrigação legal ou regulamentar, quando:

  • a finalidade para a qual a informação foi coletada seja alcançada ou quando os Dados Pessoais deixarem de ser necessários ou pertinentes para o alcance desta finalidade;
  • quando houver revogação do consentimento;
  • mediante determinação de autoridade competente para tanto.

  1. Os Seus Direitos como Titular dos Dados Pessoais

A LGPD confere uma série de direitos aos Titulares dos Dados. Sendo assim, você, como Titular dos Dados, pode fazer as solicitações a Credivale, conforme detalhado na tabela abaixo:

SEU DIREITO O QUE ISTO SIGNIFICA
1 Confirmação da existência de Tratamento Você pode solicitar que a Credivale confirme que os seus Dados Pessoais estão sendo tratados e qual o tipo de tratamento que está sendo feito.
2 Acesso aos seus Dados Pessoais

Você pode solicitar a Credivale um resumo dos Dados Pessoais que coletamos, com informações de como eles são tratados e com qual finalidade. Forneceremos, por meios eletrônicos ou físicos, uma cópia dos Dados Pessoais que mantemos sobre você.

Não podemos fornecer Dados Pessoais de terceiros.

3 Correção de seus Dados Pessoais

Você pode editar, solicitar a correção ou atualização de seus Dados Pessoais, quando estes estiverem errados, incompletos ou desatualizados.

Antes de atualizarmos seus Dados Pessoais, podemos solicitar documentos e/ou informações que comprovem as novas informações que você forneceu.

4 Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação dos seus Dados Pessoais

Você pode solicitar que seus Dados Pessoais sejam anonimizados, bloqueados ou que sejam eliminados das bases da Credivale.

Você poderá nos solicitar a eliminação dos Dados quando:

(i) acredita que não há razão para continuarmos a usá-los;

(ii) deseja retirar o consentimento (permissão) que nos deu em um primeiro momento;

(iii) se opõe ao nosso uso das informações;

(iv) você considera que usamos as informações ilegalmente; o

(v) a lei exige que excluamos as informações.

Nós não atenderemos a sua solicitação de eliminação quando a Credivale deva armazenar tais Dados Pessoais, em razão de obrigação legal ou regulamentar.

5 Portabilidade de seus Dados Pessoais

Você pode solicitar a migração das informações cadastradas na Credivale para outra organização.

O atendimento desta solicitação, pela Credivale, irá considerar as disposições legais vigentes e os Dados Pessoais, quando fornecidos, serão de forma estruturada, em um formato comumente usado e legível pelos sistemas.

Não podemos compartilhar Dados Pessoais que sejam sigilo ou segredo de negócios.

6 Informações sobre o compartilhamento dos seus Dados Pessoais Você pode solicitar informações sobre com quem (terceiros ou parceiros) a Credivale compartilha seus Dados Pessoais foram compartilhados.
7 Possibilidade de não fornecimento do consentimento Caso você se recuse a fornecer a Credivale o consentimento para acesso ou Tratamento de seus Dados Pessoais, nós te informaremos sobre as consequências desta recusa que, em algumas situações, pode inviabilizar a prestação dos nossos serviços.
8 Revogar consentimentos

Se você consentiu com o Tratamento de seus Dados Pessoais, você poderá, a qualquer momento, cancelar tal consentimento.

Reforçamos que será lícito usarmos os seus Dados Pessoais até o momento da revogação do consentimento, bem como será lícito o arquivamento desses Dados Pessoais por prazo superior ao do tratamento, sempre que for necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória por parte da Credivale.

9 Oposição ao processamento dos seus Dados Pessoais Você pode se opor ao Tratamento dos seus Dados Pessoais quando este estiver em desacordo ou descumprindo qualquer determinação da LGPD.
10 Revisão de decisão automatizada Você pode solicitar que decisões tomadas unicamente com base em Tratamento automatizado de Dados Pessoais que afetem seus interesses sejam revistas.

Para exercer qualquer um dos seus direitos estabelecidos acima, bem como determinar suas preferências no tratamento e utilização pela Credivale de alguns de seus dados pessoais, você pode enviar um e-mail para: privacidade@bancodovale.org.br.

Você receberá uma resposta em, no máximo, 15 (quinze) dias contados da data da sua solicitação.

Por motivos de segurança, somente poderemos atender à sua solicitação se tivermos certeza da sua identidade. Sendo assim, poderemos solicitar dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do requisitante.

  1. Compartilhamento dos Dados Pessoais

A Credivale zela pela privacidade dos seus dados e, em conformidade com as normas de proteção de dados e de sigilo, somente compartilha suas informações para as finalidades previstas nesta Política de Privacidade.

Podemos compartilhar suas informações com os terceiros abaixo relacionados:

  • com parceiros comerciais, prestadores de serviços, fornecedores e subcontratados para a perfeita e correta execução de contratos celebrados junto a eles ou a você;
  • com empresas de publicidade e marketing, para selecionar e veicular anúncios relevantes para você, conforme autorizado; e
  • com os provedores de mecanismos de pesquisa e análises, para auxiliar em melhorias e otimizações do nosso App e website.
  • em cumprimento à legislação vigente;
  • em cumprimento de Contratos ou outros acordos junto aos nossos titulares de dados;
  • para garantir maior segurança nas transações, afastando tentativas de fraudes e demais crimes, bem como para a proteção dos direitos e das propriedades da Credivale, de nossos clientes ou de outros titulares de dados. Isso inclui a troca de informações para fins de proteção contra fraudes, lavagem de dinheiro e redução do risco de crédito;
  • para proteção dos interesses da Credivale em casos de demandas e conflitos, inclusive em processos judiciais, administrativos e arbitrais;
  • mediante ordem judicial ou por requerimento de autoridades administrativas competentes que detenham a competência legal para sua requisição.
  • para avaliar riscos financeiro;
  • realizar cobranças de clientes e titulares de dados insolventes e/ou recuperar dívidas.

Não se preocupe, pois qualquer compartilhamento de informações é feito estritamente na medida necessária e seguindo padrões rígidos de segurança e confidencialidade, bem como as normas de sigilo bancário e demais leis e normas de proteção à privacidade, sempre respeitando e fazendo com que os terceiros respeitem a confidencialidade das suas informações.

Caso você deseje obter mais informações sobre os terceiros com quem compartilhamos seus Dados Pessoais, entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento.

  1. Canais de Atendimento para Assuntos de Privacidade

Para assuntos relacionados à Privacidade, ou para reportar qualquer atitude suspeita e/ou comunicar condutas consideradas antéticas, que violem o Código de Conduta e Ética da Credivale e/ou legislação vigente por nossos colaboradores, parceiros e clientes, você pode enviar e-mail para privacidade@bancodovale.org.br, disponível em horário comercial de segunda-feira a sexta-feira;

  1. Disposições Gerais

Os termos desta Política poderão ser modificados a qualquer momento, em razão de alterações legislativas ou nos produtos ou serviços que prestamos, em decorrência da atualização de ferramentas tecnológicas ou, quando necessário, a nosso critério, como por exemplo em razão da oferta de novos produtos ou serviços. Quando realizarmos alterações relevantes, os Titulares dos Dados serão notificados por meio de aviso em nosso Website, e-mail ou por qualquer outro meio de comunicação disponível, a critério da Credivale. Certifique-se de ler atentamente qualquer aviso desta natureza.

Suas informações serão sempre processadas em conformidade com esta Política. Nunca reduziremos seus direitos estabelecidos nesta Política sem seu consentimento explícito e em desconformidade com a Lei de Proteção de Dados.

Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, venha a ser reputada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições desta Política, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

A falha da Credivale em exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política não constituirá renúncia, podendo este exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

Esta Política é regida exclusivamente pelas Leis da República Federativa do Brasil, bem como eventuais ações decorrentes de violação destes Termos.

A utilização dos nossos serviços, implicará em expressa aceitação quanto aos termos e condições da Política de Privacidade vigente na data de sua utilização. Para os titulares de dados que não concordem com a Política de Privacidade vigente, recomendamos a não utilização dos nossos produtos ou serviços. A não aceitação ou a recusa em disponibilizar as informações solicitadas, pode impedir a prestação de tais produtos ou serviços.

  1. Lei Aplicável e Resolução de Conflitos

Toda e qualquer controvérsia oriunda dos termos expostos na presente Política de Privacidade serão solucionados de acordo com a lei brasileira, sendo competente o foro da cidade de Blumenau/SC, com exclusão de qualquer outro por mais privilegiado que seja.