5 Dicas de como organizar as finanças para o início do ano

Celebração Comemorativa dos 20 anos de fundação do Banco do Vale
13 de dezembro de 2021

O mês de janeiro pode significar um peso a mais no bolso, com todas as despesas de fim de ano, presentes, contas a pagar entre outras contas fixas. Entretanto, esse pesadelo não precisa ser realidade se você souber como organizar as finanças para o início do ano.

O Banco do Vale trouxe cinco dicas para que você se planeje da melhor forma para ficar tranquilo neste início do ano. Confira:

1. Anote despesas fixas

Além das despesas adicionais que dezembro pode trazer, janeiro permanece com as despesas fixas a serem pagas. Contas como faturas de cartões de crédito, telefone e internet, além de IPTU, IPVA e material escolar são despesas que podem balançar o bolso em janeiro. Por este motivo, fazer uma anotação de todas as despesas fixas e somá-las a fim de saber quanto você irá gastar, irá lhe ajudar a saber o quanto você tem que economizar. Planejar e organizar as finanças para início do ano é o ponto-chave para não haver problemas nos próximos meses.

2. Prepare-se para o pagamento

Sabendo tudo o que você tem para pagar neste mês, fica mais fácil de você organizar as finanças e selecionar suas prioridades. Muitas pessoas recebem o 13º salário em dezembro, por isso, faça uso estratégico desse valor a mais e garanta que suas contas sejam pagas em janeiro. Além disso, uma boa partida é você complementar seus ganhos regulares com uma renda extra. Trabalhar em eventos comerciais, vender roupas e objetos que você não utiliza mais, ser motorista de aplicativo e vender alimentos gourmet são algumas formas de conseguir aquela graninha extra e ficar no verde.

Leia também: 6 Dicas para profissionais liberais e autônomos

3. Pesquise preços e corte gastos

No início do ano despesas com material escolar e matrículas em cursos podem ser significativas no orçamento de quem tem filhos. Uma boa dica é comparar os preços em pelo menos três lugares diferentes. Para as compras de material escolar verifique também a possibilidade de comprar on-line, que pode oferecer descontos ainda maiores. Desta forma, você consegue analisar qual está mais barato e economizar na hora da compra.

Lembre-se: tudo o que você gasta agora é refletido mais para frente. Portanto, abra mão de gastos extras que podem ser evitados. Troque aquele cineminha por um filme na TV, a academia por um passeio no parque, o happy hour por um encontro em casa. Estas pequenas mudanças farão uma grande diferença no seu orçamento final e organizar as finanças neste início de ano ficará mais fácil.

4. Troque dívidas

Cheque especial e rotativo do cartão de crédito tendem a ser dívidas mais pesadas e que precisam de atenção para não se tornar uma bola de neve e acabar complicando as finanças, podendo até levar a pessoa para listas de clientes inadimplentes. Para evitar tal situação, troque este tipo de dívida por uma modalidade de crédito mais em conta e com prazo de quitação definido. Desta forma, você consegue se planejar melhor e fazer parcelas com valores que caiba no bolso.

5. Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva financeira para uso emergencial é fundamental para qualquer pessoa, pois este dinheiro pode ser utilizado naquele momento que você não sabe mais de onde tirar. Com uma, você se preocupará menos com qualquer despesa extra que possa ocorrer nessa época do ano.

Se você quiser se manter tranquilo, conte com o Banco do Vale para conseguir aquela ajuda extra que você precisa. Solicitando o crédito pessoal você terá o apoio financeiro necessário para começar 2022 com as contas em dia.

Organizar as finanças para o início do ano é uma tarefa que deve ser feita sempre. Desta forma, você evita que surjam gastos surpresa e, mesmo que isto venha acontecer, você estará preparado para enfrentá-los. Com um bom planejamento e uma boa organização, você consegue começar o ano no verde e com suas contas em dia.

Confira também: 5 Passos para criar um ciclo de prosperidade e riqueza