4 Indicativos de que você está pronto para abrir um CNPJ

5 Dicas de como organizar as finanças para o início do ano
11 de janeiro de 2022
5 Dicas de como fazer um orçamento
4 de fevereiro de 2022

Abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um processo complexo e importante na vida de todo profissional liberal ou prestador de serviços. Fazer a transição da pessoa física para a jurídica pode aumentar seu faturamento, reduzir custos, garantir maior flexibilidade de trabalho e maior independência financeira na sua atuação profissional.

Tomar a decisão de abrir um CNPJ deve ser algo pensado, pois é necessário que você esteja preparado para este desafio. Para lhe ajudar, trouxemos quatro indicativos de que você está pronto para alavancar sua carreira e abrir um CNPJ.

1. Faturamento superior a R$ 4.664,68 mensal

Se o seu faturamento mensal passou a última faixa de rendimento do Imposto de Renda de Pessoa Física, você está pronto para abrir um CNPJ. Isso porque os imporsos pagos por quem possui CNPJ nessa faixa de rendimento são menores que no Imposto de Renda Pessoa Física.

2. Você atende pessoas jurídicas

Se você é um profissional liberal e começa a atender constantemente pessoas jurídicas, é indicado abrir um CNPJ. Isso porque, ao começar a prestar serviços para uma empresa, você precisará emitir nota fiscal e isso só pode ser feito de maneira regular como pessoa jurídica, com um CNPJ.

Leia também: 5 Dicas de como organizar as finanças para o início do ano

3. Aumento de demanda

A demanda de trabalho aumentou e você precisa de um auxiliar para te ajudar a dar conta de tudo? É hora de abrir um CNPJ! A partir do momento que você precisa realizar a contratação de uma pessoa, é importante que você seja uma pessoa jurídica para conseguir realizar tal fato dentro dos termos que a lei exige, sem que sua operação fique vulnerável a ações de fiscalização ou processos trabalhistas.

4. Você precisa obter mais recursos

Ter recurso extra para poder crescer ou investir em maior produtividade pode ser algo necessário em algumas ocasiões, mas sabemos que isso nem sempre é possível sem alguma ajuda. Nesse caso, buscar por linhas de crédito para obter o financiamento necessário para fazer o investimento e manter sua produtividade, qualidade do produto ou inovações pode ser o melhor a se fazer.

No entanto, os empréstimos e financiamentos para pessoa física costumam ter taxas de juros maiores do que os de pessoa jurídica. Por este motivo, abrir um CNPJ ajuda a obter os recursos necessários para que sua empresa possa se expandir e ser mais reconhecida no mercado.

Aqui no Banco do Vale você encontra linhas de crédito pensadas e desenvolvidas para ajudar empreendedores de todos os ramos. Solicite sua simulação pelo nosso WhatsApp.

Agora que você já sabe se está pronto ou não para alavancar sua carreira e abrir um CNPJ, é importante começar a se planejar para passar por este desafio. Atualmente o tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de dois anos, mas pode demorar muito mais sem o planejamento correto.

Por isso, tomar um tempo para avaliar e planejar seu próximo passo pode facilitar muito o que você precisa ou quer fazer no futuro próximo. Dependendo do seu ramo de atuação e das suas possibilidades, abrir um CNPJ na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) pode ser uma boa ideia. Em qualquer uma das opções, conte com o Banco do Vale! Nosso trabalho é transformar sonhos de empreendedores em realidade, promovendo a economia e gerando renda para as pessoas.

Confira também: Tudo o que você precisa saber para abrir um MEI