Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma, vamos te ajudar com isso, continue a leitura e descubra como se posicionar à frente da concorrência e fazer bons negócios.

 

Antes, vamos entender o que são tendências de consumo

Tendências de consumo são padrões ou comportamentos que são observados entre os consumidores em relação a como comprar e usar seus produtos ou serviços. Elas são influenciadas por diversos fatores, como mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, bem como a evolução das necessidades e desejos dos seus consumidores.

Um bom exemplo é a pandemia do covid-19, onde tivemos o crescimento dos e-commerces, das compras on-line e o grande aumento da procura por itens de higiene, que foram apontados por consultorias especializadas como duradouros e devem se manter em alta nos próximos anos.

As empresas costumam acompanhar de perto as tendências de consumo para se adaptarem às demandas dos consumidores e se manterem competitivas no mercado, pois são uma ótima fonte de inspiração para a criação de novos produtos.

Principais tendências de consumo para 2023

E para não te deixar na mão, juntamos as principais tendências que estão cada vez mais ganhando visibilidade no ano de 2023. Confira!

  • Experiência de compra personalizada

Os consumidores buscam por experiências inesquecíveis e prazerosas na hora da compra, talvez seja por isso que essa é uma das principais tendências de consumo desta nova era, onde todo o processo da compra deve ser acompanhado por algo único e capaz de estimular os 5 sentidos.

Ainda segundo a pesquisa da Opinion Box citada acima, Cerca de 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e consigam identificar seus interesses, enquanto 73% preferem comprar de marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas, oferecendo produtos com o perfil que seu cliente deseja e com sistemas que permitem que o próprio cliente se sinta parte da marca.

  • Comodidade e praticidade

Estes são dois fatores cada vez mais relevantes para os consumidores na hora de decidir o que comprar. Com a rotina cada vez mais agitada e as demandas pessoais e profissionais sempre aumentando, muitas pessoas buscam por opções que facilitem suas vidas e economizem tempo e esforço. Uma pesquisa da GS&Inteligência e do Instituto Foodservice Brasil, apontou que os gastos com delivery cresceram 24% em 2021 e tendem a evoluir. Além disso, 2023 vem ganhando um maior investimento em tecnologias e serviços que facilitam o processo de compra e oferecem mais conveniência aos clientes.

  • Cuidado com o planeta

Uma grande preocupação com o nosso planeta, vem trazendo um aumento de práticas sustentáveis dentro das empresas, desde o início do ciclo de produção até ele chegar em nossas mãos. A valorização do consumo sustentável e a busca por produtos de segunda mão crescem cada vez mais. Uma pesquisa da Inova Consulting mostra que os consumidores se veem dispostos a descartar marcas que não se comprometam com essa temática.

  • Cuidados com corpo e a mente

O bem-estar vem em primeiro lugar, levando os cuidados com nosso corpo e mente a dispararem quando o assunto é tendências de consumo. A busca pelo bem-estar coloca como prioridade para os consumidores, rituais e momentos que promovem um estilo de vida mais saudável e equilibrado, como: espaços de relaxamento, velas aromáticas e prática de yoga, por exemplo.

  • Diversidade e inclusão

O respeito é a palavra-chave! O cliente espera ver diversidade e a inclusão por meio de ações de produtos e serviços voltados para os mais diferentes grupos da sociedade. A Inova Consulting diz que a busca pela igualdade de gênero e abolição do preconceito contra minorias, pessoas e grupos considerados “diferentes” vem sendo cada vez maiores.

  • Integração dos mundos físico e digital

 A integração dos mundos físico e digital é uma das tendências de consumo que mais tem se intensificado nos últimos anos e deve continuar em destaque em 2023. Essa tendência se refere à convergência entre as experiências de compra on-line e off-line, oferecendo aos clientes uma experiência mais consistente em todos os canais de vendas.

A Opinion Box, consultoria especializada em pesquisas de mercado e experiência do consumidor, também reforça a importância do conceito de omnichannel, uma estratégia de vendas focada na integração entre os diferentes pontos de contato com o consumidor, potencializando uma experiência integrada entre a loja física e digital, como a possibilidade de comprar pela internet e retirar na loja.

  • Urbanos rurais

Com o crescimento da modalidade de trabalho em home office, muitas pessoas vêm deixando as cidades e se mudam para os subúrbios ou para o campo, abrindo a possibilidade de expansão de negócios, através de meios digitais ou de novos pontos de vendas.

  • Idosos digitais

De acordo com a Euromonitor International, empresa de inteligência de negócios e análise de mercado, consumidores com 60 anos ou mais estão cada vez mais se familiarizando com os smartphones e, assim, presentes no mundo digital. É uma parcela importante da população que deve ser atendida também pelo virtual, em plataformas, páginas e sites intuitivos e de fácil navegação.

Como se informar sobre tendências de consumo

Pronto, você já sabe tudo sobre as principais tendências de consumo para 2023 e para os próximos anos, mas é superimportante também ficar atento às mudanças que acontecem à sua volta. Para te ajudar, vamos passar alguns dos canais de consulta de tendências e relatórios com dados do mercado: Euromonitor, Google Trends, Sebrae, WGSN, e Inova Consulting são alguns exemplos.

Conte com o Banco do Vale para te ajudar em qualquer situação, seja com o ‘’Banco do Vale Moradia’’ que é um crédito que permite a construção, reforma e ampliação de imóveis ou até mesmo o Microcrédito Banco do Vale que é destinado a empreendedores, autônomos e pessoas que possuem renda extra. Clique aqui para saber mais.

 

Confira também: Fique atento aos principais golpes contra MEIs e pequenos empreendedores

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