5 Vantagens do sistema de captação de água da chuva

Uma das alternativas mais utilizadas nas zonas rurais e urbanas é o sistema de captação de água da chuva. A prática é aplicada na indústria, em condomínios empresariais e em ambientes residenciais há muitos anos. Entretanto, nos últimos 15 anos, devido à escassez hídrica e à busca por redução de custos operacionais, o reúso de água tem se intensificado no ambiente industrial.

Os empreendimentos que possuem algum tipo de sistema de captação de água da chuva são conhecidos como green buildings, conquistando mais destaque dentro da sociedade e atraindo investidores, já que isso se torna um diferencial. Separamos cinco vantagens do sistema de captação de água da chuva para você implantar no seu negócio e sair na frente na preservação de recursos naturais. Confira:

1. Economia

Empreendimentos urbanos e industriais que geram efluentes, tanto de processos produtivos como de esgotos domésticos e sanitários, podem reduzir até 50% a dependência de água potável ao implantar um sistema de captação de água da chuva. Isso faz com que haja uma grande queda no da sua conta de consumo, contribuindo com as finanças da empresa.

2. Melhora da imagem da empresa

A preservação dos recursos hídricos é uma forma da empresa evidenciar sua preocupação com o planeta e mostrar que contribui diretamente com os interesses da comunidade na qual está inserida. Isso faz com que a imagem do negócio seja mais positiva perante a sociedade.

3. Contribuição na redução de enchentes

As enchentes são um problema recorrente em muitas cidades brasileiras, causando diversos problemas todas as vezes que ocorrem. Com a implantação do sistema de captação de água da chuva nas empresas, um volume considerável de água deixaria de escoar pelas ruas, córregos e sistemas de drenagem da cidade, evitando inundações.

4. Amparo em tempos de crise hídrica

De uns anos para cá a falta de água atinge diversas cidades brasileiras, forçando-as a terem que realizar rodízios no abastecimento de água. Isso pode fazer com que casas e empresas fiquem sem água potável, dificultando nas atividades comuns do dia a dia e no trabalho como um todo.

Os empreendimentos que possuem um sistema de captação de água da chuva podem auxiliar a comunidade e compensar a falta de água. Como a água da chuva nem sempre pode ser utilizada para o consumo, ela pode ser fornecida para a utilização em tarefas que não necessitam de água potável.

5. Sustentabilidade

Ao realizar a captação de água da chuva, você consegue destinar esta água para diversas tarefas nas quais comumente usamos água tratada. Utilizando esta água para lavar pisos, carros, calçadas e áreas comuns de prédios ou regar plantas você não agride o meio ambiente, economiza e ainda garante que tudo seja limpo da mesma maneira.

O Banco do Vale entende e se preocupa com o meio ambiente. Por esta razão criamos o Água Vida. Com esse programa de financiamento você tem acesso a água, saneamento básico, programas de captação e qualidade de de recursos hídricos. Entre em contato conosco e faça parte de um meio ambiente mais saudável e sustentável!

Confira também: 4 Indicativos de que você está pronto para abrir um CNPJ

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »