Descubra o que os clientes valorizam em uma empresa

Em tempos competitivos, fazer somente o básico para fechar um negócio não é mais o suficiente. É necessário entender o que os clientes valorizam em uma empresa, de verdade, e colocar isso em prática para encantá-los e gerar boas experiências, assim como vender mais e ganhar novas fidelizações.

Por mais que nem todas as pessoas sejam iguais, existem alguns fatores em comum que influenciam a decisão de compra do consumidor e proporcionam uma vantagem competitiva para o negócio. Pensando nisso, trouxemos quatro características que os clientes mais valorizam em uma empresa para você aplicá-las dentro do seu negócio. Confira:

1. Tenha comprometimento e saiba surpreender

Uma das características que os clientes mais valorizam em uma empresa é o comprometimento que ela tem com os clientes. Por isso, a prática requer responsabilidade e deve ser incorporada à cultura organizacional.

Em tempos tecnológicos, é comum que os clientes que tenham passado por uma experiência ruim com a empresa relatem isso em sites, redes sociais ou outros canais de reclamação, e esse tipo de situação pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio e causar uma tremenda dor de cabeça.

Portanto, prometa somente o que você pode cumprir, já que atingir as expectativas do cliente é o primeiro passo para garantir a felicidade e a fidelização do seu público. Outro ponto importante é superar essa expectativa. Você pode fazer isso por meio de brindes personalizados ou cupons de desconto para a próxima compra, criando um grande diferencial competitivo e encantando até mesmo os consumidores mais exigentes.

2. Atendimento

Esperar muito tempo para ser atendido é algo que ninguém gosta, e fazer com que seu cliente passe por isso é abrir chances para que ele fale mal da sua empresa. Por esta razão, invista em um atendimento que seja ágil e eficiente.

Além disso, ofereça múltiplos canais de atendimento, como chat, telefone, e-mail, entre outros. Essa diversidade de meios de comunicação é muito bem-vista pelos consumidores e pode determinar o sucesso de sua empresa.

Leia também: 5 Dicas para melhorar o atendimento ao cliente

3. Dê atenção às reclamações

É impossível agradar a todos o tempo inteiro, mas é possível minimizar os erros e evitar novos problemas apenas dando atenção às reclamações de seus clientes. Se tem algo que os clientes mais valorizam em uma empresa é a capacidade de lidar com crises e o seu comprometimento em entregar o que prometeu. Portanto, mostre que você se preocupa em resolver situações inconvenientes e não espere o consumidor chegar ao seu limite para então encontrar uma solução para o problema.

4. Sinceridade e transparência

A ansiedade em fechar uma venda nunca pode impedir a empresa de perceber quando o produto não é adequado às expectativas do cliente, pois fechar essa venda pode resultar em insatisfação por parte do comprador. Portanto, é necessário ser transparente com ele, mostrando o que a empresa pode ou não oferecer.

Seja sincero e transparente com o cliente e nunca prometa nada além do que pode cumprir. Sabemos que muitas vezes esse trabalho não é fácil. Muitas empresas desistem de jogar honestamente com seus clientes por acreditarem que isso vai demonstrar fragilidade e falta de credibilidade. Mas é justamente a total transparência que fará as pessoas enxergarem você como uma empresa confiável.

Confira também: Redes sociais para pequenos negócios: 5 Passos para melhorar as vendas

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