Saiba como promover a economia de água na indústria com estas sete dicas

A água é um recurso essencial à vida e as indústrias são responsáveis por cerca de 20% do consumo de toda água do mundo. Com diversas pessoas trabalhando ao mesmo tempo em grandes, médias ou pequenas estruturas fica difícil fiscalizar o uso deste recurso devido à preocupação exaustiva com a rotina de trabalho.

Por esta razão, promover a economia de água na indústria tem se tornado cada vez mais importante, tendo em vista não apenas a questão ambiental, mas também a saúde financeira da empresa. Com o avanço da tecnologia, práticas sustentáveis como o uso de máquinas mais eficientes, a modernização de projetos elétricos e a instalação de soluções de ventilação natural estão se tornando mais comuns. Tudo isso visando a eficiência energética do comércio, além de um local de trabalho mais funcional e seguro.

Entretanto, além de adotar práticas sustentáveis, também é necessário conscientizar a corporação como um todo a respeito do uso da água. Caso contrário, com o desperdício da água, a empresa estará faturando menos do que poderia, mesmo tendo uma cadeia produtiva eficaz.

7 dicas para impulsionar a economia de água

Pensando em promover a economia de água na indústria, separamos sete dicas eficientes para você começar a colocar seu plano em ação hoje ainda:

1 – Mapeie o consumo de água

Independentemente do ramo de atuação da empresa, é essencial saber onde ela está consumindo mais água. Após fazer o mapeamento, será possível repensar o planejamento estratégico para reduzir o consumo onde o uso estiver desproporcional. Uma dica é instalar medidores de pressão e de fluxo de água que auxiliem na identificação de vazamentos que gerem desperdício.

2 – Faça reformas

Caso a empresa possua instalações sanitárias que consumam água demais e sem necessidade, comece seu plano de economia de água pelos banheiros. Instale descargas sanitárias com botões de acionamento duplo e torneiras de acionamento automático ou com arejadores para um consumo mais adequado.

3 – Faça vistorias frequentemente

Uma das principais formas de economizar água é realizando manutenções preventivas, a fim de identificar eventuais problemas hidráulicos que possam gerar desperdício. Com vistorias frequentes dos encanamentos, válvulas e torneiras, é possível corrigir eventuais falhas antes que os problemas se agravem. Além disso, é recomendável que se monitore constantemente os revestimentos para verificar sinais de infiltração.

4 – Capte água da chuva

Uma das alternativas mais comuns para economizar água é implementar sistemas de captação de água da chuva para reuso desse recurso para fins não potáveis como tarefas de limpeza, descarga de sanitários e manutenção de jardins. Em regiões de chuvas abundantes, essa prática é bastante eficaz para aliviar consideravelmente o consumo da água que vem da rede.

5 – Opte por faxinas ecológicas

Atualmente existe no mercado diversos produtos para limpeza e lavagem a seco, os quais possibilitam uma faxina mais ecológica e que contribuem com a economia de água. Sabemos que algumas tarefas demandam o uso da água, e para isso, utilize as águas que foram captadas da chuva.

Além disso, um bom substituto para a água no caso da limpeza de máquinas e equipamentos industriais é o dióxido de carbono, popularmente conhecido como gelo seco. Além desse processo economizar água, ele também é mais seguro, já que o dióxido de carbono não conduz eletricidade. O jateamento do gelo seco é utilizado para limpar resíduos de tinta, óleo, graxa, poeira, entre outras substâncias comuns no maquinário industrial.

6 – Invista em uma estação de tratamento

O reuso é uma das formas mais eficazes de economia de água na indústria, por isso, dependendo do tamanho da sua empresa, investir em uma miniestação de tratamento trará muitos ganhos a longo prazo. Inclusive, indústrias de médio e grande porte têm essa prática consolidada, considerando-se ser uma tradição que a empresa devolva para a natureza a maior parte da água que retirou dos mananciais.

7 – Conscientize seus colaboradores

Quando o assunto é sustentabilidade, a conscientização coletiva precisa ser um dos pilares do processo. Afinal, fica muito difícil efetivar as práticas de economia de água na indústria se apenas alguns colaboradores estiverem realmente engajados. Para isso, faça campanhas rotineiras de conscientização de economia de água e esteja sempre aberto a ouvir as sugestões da sua equipe, pois assim podem sempre surgir boas ideias.

Com estas dicas, você pode começar ainda hoje o seu planejamento de economia de água. Com isso, a empresa dará um grande passo em busca de mais reconhecimento e valorização no mercado, posicionando-se como uma indústria sustentável e que se preocupa não só com o bem-estar dos colaboradores, mas também com uma cadeia produtiva que não gere impactos ambientais no planeta.

O Banco do Vale se preocupa com o meio ambiente e te ajuda a preservar a natureza com a economia de água! Com o programa Água Vida, você pode investir tanto na sua casa quanto no seu comércio ou indústria para possuir uma qualidade de água maior e com mais economia do recurso. Entre em contato conosco e solicite seu crédito!

Confira também: 3 Passos para planejar um casamento de baixo custo

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »