3 Dicas para organizar financeiramente sua empresa para o fim de ano

3 Dicas para planejar a Black Friday e vender ainda mais
11 de novembro de 2021

Com o ano chegando ao fim, você já deve estar pensando em como organizar financeiramente sua empresa para esta reta final e o começo do próximo. É comum que nesta época os gastos empresariais sejam altos, sendo necessário fazer um fechamento de balanço, pagar o décimo terceiro dos funcionários, férias individuais ou coletivas, entre outras despesas. Além disso, todo começo de ano vem acompanhado de tributos que muitas vezes consomem boa parte do capital da empresa.

Sabemos que nada disso é fácil e que, sem planejamento, estas despesas extras podem ser motivo de dor de cabeça. Por esta razão, o Banco do Vale separou três dicas de como organizar financeiramente sua empresa para o fim de ano. Confira:

1. Organize o fluxo de caixa e corte gastos desnecessários

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial na hora de organizar financeiramente sua empresa, que deve ser analisado e calculado todos os meses, não somente no fim do ano. Esta ferramenta organiza todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa, sendo assim, possibilita que você tenha sempre o saldo financeiro atualizado e analise melhor as despesas do seu negócio. Tendo esta análise em mãos, você consegue reuduzir custos desnecessários, investir em áreas que precisem de mais atenção e até mesmo economizar.

2. Gestão de contas a pagar e receber

Na hora de organizar financeiramente sua empresa, tenha em mente que você precisa saber o saldo atual dela, mas além disso, o que vai entrar e sair no próximo mês. É importante que a sua empresa fique com o saldo positivo para que você possa fazer movimentações financeiras mais assertivas e ficar mais traquilo no final do ano.

Leia também: Saiba como calcular a lucratividade do negócio

3. Aproveite datas comemorativas para vender mais

Com todo final de ano chega a Black Friday e o Natal, duas grandes oportunidades para comerciantes alavancarem suas vendas. Com um bom planejamento, elas podem fazer com que sua empresa venda ainda mais e obtenha um saldo positivo ainda maior no fim do mês. Sem planejamento, as chances de dar errado são grandes! Faça uma meta de 12 meses e planeje as datas com antecedência. Lembre-se sempre da logística, orçamentos, lucratividade, descontos que você pode dar e controle de estoque.

Organizar financeiramente a sua empresa pode ser um desafio, mas tendo um bom planejamento e preparação não há motivos para dor de cabeça. Mas se você se programou e mesmo assim ficou apertado no fim do ano, o Banco do Vale te ajuda com a linha Microcrédito! Pensada especialmente para você, empreendedor, não ficar no vermelho e conseguir deixar tudo em dia!

Confira também: 3 Dicas para planejar a Black Friday e vender ainda mais