Muitas vezes ao abrir uma empresa, uma grande dúvida que surge é como fazer um orçamento para a clientela. Entender e saber fazer este processo é crucial e determinante para o seu negócio, e é por esta razão que precisa ser muito bem elaborado.
Mas primeiro, você precisa compreender o que é este documento. No orçamento é apresentado o custo detalhado do seu produto ou serviço, incluindo valores como mão de obra, materiais e equipamentos utilizados, bem como possíveis impostos e descontos. É necessário que este orçamento tenha uma data de validade e apresente, de forma clara, todas as formas de pagamento.
A partir dele, será possível fechar acordos pontuais ou a longo prazo com os seus clientes em potencial. Parece um bicho de sete cabeças, mas na prática é bem simples. Confira as cinco dicas de como fazer um orçamento:
1. Analise o serviço a ser prestado
Toda prestação de serviço, independentemente do ramo, deve ser pensada para manter a lucratividade e o negócio girando. Dessa forma, na hora de fazer um orçamento você precisa levar em conta o valor mínimo por hora de trabalho e também o grau de dificuldade do que será executado, além do seu tempo para realizar este trabalho.
2. Diferencie-se da concorrência
O que faz de você um profissional qualificado para o serviço a ser prestado? E mais: o que só você poderia fazer? Pontue e leve em consideração todos os seus diferenciais, como experiência, formação na área, atendimento a clientes renomados e até mesmo o reconhecimento deles sobre o seu trabalho na hora de fazer um orçamento. Todos esses atributos podem te ajudar a fundamentar um valor mais elevado do que os de sua concorrência.
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3. Organize seu orçamento em etapas
Levando em conta o seu conhecimento sobre a necessidade do seu cliente, uma boa forma de fazer um orçamento é listando em etapas a execução do serviço. Liste de maneira prática e clara, com informações como preparação do serviço, tempo de execução, além de datas e prazos para as atividades. Quando melhor for a compreensão do seu cliente sobre tudo o que será feito, mais facilmente ele enxergará valor naquilo que você faz e se sentirá mais seguro para investir.
4. Informações que devem estar contidas no orçamento
Além dos serviços, valores e prazos com descrições detalhadas, algumas informações sobre você e a sua empresa devem ser levadas em consideração na hora de fazer um orçamento completo. A identificação completa da empresa, meios de contato, o que foi pensado como diferencial da concorrência e as qualificações da pessoa que irá prestar o serviço são algumas delas.
5. Prepare-se para a apresentação
Leve em consideração a apresentação do seu orçamento para o cliente na hora de entregá-lo. Para ações pontuais, é possível entregar um documento simples, mas fique sempre à disposição do cliente para sanar eventuais dúvidas sobre o que foi passado. Já para projetos demorados e com um valor elevado, é interessante fazer uma reunião com o cliente para detalhar as etapas de execução, demonstrando o que será feito e entregue, também aproveitando para enfatizar novamente os seus diferenciais e apresentar os benefícios. Em qualquer uma das situações, apresente as informações de maneira organizada e padronizadas, pois o orçamento também funciona como um cartão de visita dos serviços que serão prestados.
Analisando todos os pontos que você precisa considerar na hora de fazer um orçamento e tendo todos os valores de seus serviços tabelados, torna esta tarefa mais fácil e, com o tempo, mais rápida. A dedicação nessa etapa é crucial para que o cliente escolha você para fazer o serviço e, possivelmente, torne-se um cliente fixo do seu negócio.
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