Ainda dá tempo de lucrar na Páscoa! Por mais que as confraternizações presenciais ainda precisem ficar um pouco de lado por conta da pandemia, as pessoas ainda terão aquela vontade de agradar seus familiares com as gostosuras de chocolate, tão comuns à data.
Algumas das principais tendências para este ano está nas experiências, em tornar este presente cada vez mais especial. Há também a preocupação das pessoas em buscar uma alimentação mais equilibrada, sem tanto açúcar e conservantes e em porções menores. Além disso, muitos clientes estão dispostos a comprar de produtores locais, que na maioria dos casos oferecem produtos de melhor qualidade com preços mais baixos.
Já deu pra perceber que há várias oportunidades para lucrar na Páscoa, não é mesmo? Então, é hora de conferir estas dicas e deixar a data ainda mais doce para a sua renda:
1. Chocolate Diet e Fit
Seja por questões de saúde ou apenas para não exagerar no açúcar, está crescendo o mercado de chocolates dietéticos. E não estamos falando apenas da Páscoa, esta tendência é observada ao longo de todo o ano. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel observou que 27% das pessoas reduziram o seu consumo de açúcares no último ano. Isso significa que está na hora de abraçar este mercado de clientes zero açúcar. Produtos deste tipo tendem a vender rapidinho.
2. Linha Funcional e Zero Lactose
Outra tendência que está ganhando força é a dos alimentos funcionais. Isso ocorre porque as pessoas estão se informando cada vez mais sobre os ingredientes dos alimentos que ingerem e querem algo não apenas gostoso, mas também nutritivo. Além disso, também há mais informação sobre restrições alimentares, e muitas pessoas descobriram sensibilidade à lactose.
Mas nada disso significa que os ovos de Páscoa e chocolates da data estejam com os dias contados. Muito pelo contrário, é preciso entender e abraçar este nicho para garantir as vendas e sair na frente da concorrência, já que ainda há certa escassez deste tipo de produto.
Informar-se sobre o que são os alimentos funcionais e quais as restrições deles é fundamental, afinal, estes clientes são bem exigentes. Produtos artesanais já têm a vantagem de utilizarem menos conservantes do que os industrializados, mas isso não é o suficiente. Por isso, informe-se e abrace este mercado, que também está disposto a pagar mais caro por produtos que ele entende serem mais saudáveis.
3. Chocolates Premium
Já reparou como até os chocolates mais simples de grandes empresas estão mais caros? Quando o cliente percebe que pelo mesmo preço ele consegue um produto de mais qualidade a oportunidade ganha forma. Por isso, invista em chocolates gourmet, com ingredientes de alto padrão e que encham os olhos e o paladar do cliente.
A forma que estas delícias irão ganhar depende da sua criatividade. Podem ser ovos trufados para comer de colher, chocolates finos, pralines, ovos descontruídos e o que mais você imaginar.
4. Diferentes sabores e ingredientes
Quando falamos em criatividade também podemos ir além do tradicional chocolate ao leite ou chocolate branco. Isso os clientes conseguem em qualquer lugar. Pense de forma inovadora e ofereça diferentes sabores, como creme de avelã, paçoca, doce de leite, red velvet ou até mesmo frutas, como limão siciliano, maracujá, morango ou laranja. Sempre tem alguém que quer surpreender o seu paladar na Páscoa.
5. Invista no caráter artesanal e na “cara” do presente
Com a pandemia, a economia foi duramente afetada e quem mais sofreu foram os empreendedores locais. Justamente por isso, há movimentos de valorização do comércio local. Embarque nesta oportunidade! Mostre como o seu produto é único e feito com todo o cuidado por você e/ou ela sua equipe.
Outra vantagem é a possibilidade de personalização na apresentação dos produtos. Lembre-se que, no fundo, as pessoas não dão apenas chocolate na Páscoa, elas dão presentes. Capriche na embalagem e dê este caráter mais especial e comemorativo ao seu produto.
6. Guloseimas menores
Seja por questões financeiras ou apenas para não exagerar nas guloseimas, sempre é uma boa ideia oferecer porções menores de guloseimas. Boas opções são trufas, brigadeiros e docinhos semelhantes ou até mesmo cupcakes e bolos de pote. Aliás, estas são possibilidades muito procuradas por empresas para presentear seus colaboradores, invista neste nicho.
7. Divulgar seu produto on-line
De nada adianta ter ótimos produtos, diferenciados e de qualidade, se ninguém souber disso, não é mesmo? Aproveite as possibilidades da internet para divulgar seus produtos, seja através das redes sociais ou aplicativos de mensagens. O importante é ser visto para ser lembrado!
E o mais importante: conte com o Banco do Vale para comprar insumos para seus produtos e embalagens nesta Páscoa. O Microcrédito Banco do Vale é destinado a empreendedores, autônomos e pessoas que possuem renda extra. Clique aqui para saber mais.