Um plano de negócios sólido e bem estruturado pode ajudar a criar estratégias para controlar de forma mais eficaz cada passo da empresa. Além disso, ajuda a evitar crises e, caso elas sejam inevitáveis, auxiliará o empresário a lidar com elas da forma mais viável possível.
Se você está começando agora no ramo de negócios e deseja abrir sua empresa, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber para montar um plano de negócios sólido.
O que é o plano de negócios?
Em definição, é um documento formal que tem como finalidade planejar a estruturação de um novo empreendimento. Portanto, é necessário especificar qual a ideia central do negócio, pretensões e estratégias que serão utilizadas para a sua concretização.
Tenha em mente que o plano de negócios deve servir como referência para o empreendedor. Além disso, é utilizado para prospecção de investidores, devendo apresentar uma análise sólida de viabilidade, com a rentabilidade esperada e os prazos de retorno do investimento.
Por que criar um plano de negócios?
Este documento ajuda a determinar a viabilidade da empresa, detectando as particularidades do mercado e possibilitando a ampliação da perspectiva para médio e longo prazo do empreendimento.
Além disso, fazendo o detalhamento das informações sobre o nicho de atuação, buscando referências do mercado e consumidores para desenvolvimento dos produtos e serviços, e buscando o entendimento sobre como os concorrentes trabalham suas marcas permite que o empreendedor conheça os pontos fortes e fracos do negócio.
O que é necessário?
Fazer um bom plano de negócios não é uma tarefa fácil, mas recompensará todo o esforço feito. Por isso, nada melhor do que o próprio empreendedor conhecer a realidade do seu negócio a fim de se manter firme para as necessárias tomadas de decisões financeiras, mercadológicas ou até referentes à imagem de sua empresa.
As informações necessárias para montar um plano de negócios vão desde a definição da missão, visão e valores até os objetivos e metas mais específicas relacionadas ao funcionamento da empresa. Antes de você montar um plano com o passo a passo a seguir, considere responder estas perguntas:
– Como o negócio preencherá uma lacuna do serviço ou produto que está sendo oferecido?
– Como sua empresa pode se destacar da concorrência?
– O que você oferece que ninguém mais tem condições de oferecer?
– Qual é o impacto que você pode e vai promover?
Passo a passo para montar um plano de negócios
Chegou a hora de criar o seu plano de negócios para dar o pontapé inicial, colocar suas ideias no papel e dar vida ao seu empreendimento. Lembre-se que para criar este documento será necessário paciência, pesquisa e tempo.
1. Sumário executivo
É por onde tudo começa e será um resumo do seu plano de negócios. Não é necessário que seja um documento extenso, mas sim que contenha tópicos objetivos que explicitem cada ponto. O sumário pode conter:
– Dados dos empreendedores;
– Resumo dos dados do empreendimento;
– Missão da empresa;
– Setor ou setores de atividade;
– Forma jurídica;
– Enquadramento tributário;
– Capital social;
– Fontes de recursos.
2. Análise de mercado
Aqui entrará as pesquisas realizadas para entender o mercado de seu negócio, as concorrências e seu posicionamento.
– Estudo de clientes;
– Análise concorrentes;
– Pesquisa de fornecedores.
3. Segmentação de Clientes
A pesquisa de segmentação de clientes é uma métrica importante para o seu negócio. Além disso, ajudará a pensar melhor se a sua comunicação com os clientes está sendo feita da forma correta e se você está oferecendo os produtos certos para cada grupo de clientes. Pode conter:
– Idade;
– Gênero;
– Escolaridade;
– Estado civil de seus clientes.
4. Plano de marketing
Etapa essencial para compreender e explorar todas as possibilidades de divulgação do seu empreendimento, produto ou serviço.
– Descrição do que a empresa vai vender;
– Preços;
– Estratégias de promoção e divulgação;
– Estrutura para a venda;
– Localização do empreendimento.
5. Plano operacional
Determinação, na prática, de como será a rotina operacional do seu negócio.
– Estrutura física;
– Capacidade de produção e prestação ou venda do produto ou serviço;
– Processos e níveis operacionais;
– Necessidade de recursos humanos.
6. Plano financeiro
Etapa essencial para entender a viabilidade de abertura, manutenção ou expansão do empreendimento. Deve conter entre outros:
– Investimento total;
– Estimativa de investimentos fixos;
– Capital de giro necessário;
– Estimativa do faturamento mensal;
– Estimativa do custo unitário de matéria-prima;
– Estimativa dos custos de comercialização;
– Pesquisa do custo dos materiais diretos além de mercadorias vendidas;
– Estimativa dos custos com mão de obra;
– Demonstrativo de resultados;
– Indicadores de viabilidade;
– Ponto de equilíbrio;
– Lucratividade;
– Rentabilidade;
– Prazo de retorno do investimento.
7. Simulação de cenários
Aqui será construído simulações de diferentes situações e projeções de respostas para elas, a fim de visualizar na prática o que ocorrerá com a empresa em variados cenários. Como:
– Vendas abaixo do esperado;
– Crise econômica;
– Novos concorrentes.
8. Análise estratégica
Nesta etapa é necessário adotar uma ferramenta de análise, como a SWOT, que é uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Em português, é chamada de “análise FOFA”. Esta análise realiza a avaliação dos ambientes internos e externos de um empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado e analisando também as oportunidades e as ameaças.
9. Avaliação do plano
Enfim chegamos na última etapa do plano de negócios. Aqui você deverá avaliar com o seu documento se o empreendimento tem condições de abrir, se manter ou se expandir.
Bônus: Como montar uma pesquisa de mercado?
Existem quatro tipos de modelo de pesquisa que podem contribuir com o seu negócio. Veja:
Pesquisa primária
Auxilia na coleta de informações relacionadas aos resultados das vendas do negócio. As perguntas podem ser feitas por meio de ligações telefônicas, meios digitais e impressos ou até mesmo com a formação de grupos focais, sempre buscando informações que auxiliem a avaliar a aceitação positiva ou negativa do produto ou serviço oferecido.
Pesquisa secundária
Aqui é a análise dos dados já existentes, principalmente os de instituições oficiais de coleta de dados. Se você possui um negócio que tem idosos como público-alvo, por meio dessa análise é possível avaliar quantos idosos há em sua cidade, bem como em cada bairro e de que sexo por exemplo, tendo assim um panorama geral do mercado.
Pesquisa quantitativa
Este tipo de pesquisa possui uma maior definição de porcentagens, real necessidade da população em relação ao produto ou serviço comercializado, assim como da aceitação e intenção real de compra do que você oferece.
Pesquisa qualitativa
Esta pesquisa permite a obtenção de dados mais profundos e objetivos. Como por exemplo a formação de grupos pontuais de indivíduos que pertencem ao público-alvo do negócio, a fim de detectar necessidades em relação ao nicho do empreendimento.
Agora que você já possui todas as informações necessárias para construir um plano de negócio, chegou a hora de você pegar a caneta e o papel e dar vida ao seu empreendimento. O Banco do Vale está aqui para ajudar caso você precise daquele empurrãozinho. Com o Microcrédito, você possui até R$ 20 mil que podem ser parcelados em até 24x para abrir seu empreendimento, investir em capital de giro, comprar máquinas, equipamentos, insumos e muito mais!
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