Banco do Vale faz palestra sobre bom uso do dinheiro

ser um investidor social
Saiba como é ser um Investidor Social
22 de maio de 2019
facilidade de crédito
Projeto Investidor Social oferece facilidade de crédito
12 de junho de 2019
bom uso do dinheiro

O olhar do Banco do Vale esteve voltado ao bom uso do dinheiro entre os dias 20 e 26 de maio, quando foi realizada a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF 2019). A data propõe a realização de ações para disseminar a educação financeira e previdenciária no país, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania.

A entidade realizou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Tapajós em Indaial uma palestra que abordou a importância do planejamento financeiro e o controle do orçamento familiar, mas foi além destas lições. Falou sobre o quanto o dinheiro deve estar a serviço da vida, fazendo a ligação entre o objetivo e o propósito dele.

 

Mudar crenças para fazer bom uso do dinheiro

“Dinheiro não dá em árvore”, “dinheiro não traz felicidade”, “dinheiro não cai do céu”, quantas vezes você deve ter ouvido estas frases pela vida? Inúmeras, imagino. Mas estes pensamentos, além de impedirem a prosperidade financeira, são crenças limitantes. A diretora executiva do Banco do Vale, Maria Aparecida Bressanini, que ministrou a palestra, ressalta que precisamos viver em harmonia em todos os setores de nossa vida. “Quanto mais nos organizamos do lado de dentro, mais a vida se organiza do lado de fora”, observa.

Algumas das famílias presentes no evento estão sendo atendidas pela assistência social do município e, depois que passaram a ter este acompanhamento, saíram de uma fase de bastante necessidade, estão conseguindo se manter e até iniciando uma atividade empreendedora, com a venda de pães e doces caseiros. Vários adolescentes também estavam presentes, ávidos por aprendizado.

O Banco do Vale está sempre pronto para auxiliar pequenos e microempresários e com estas palestras tem a oportunidade de dar dicas importantes de como ganhar, gastar, poupar e investir o dinheiro. Lidar com dinheiro exige habilidade e é sempre bom começar dentro do seu próprio lar, por isso, o Banco do Vale também entregou a Cartilha de Orçamento Doméstico aos participantes.

Está no plano de ação do Banco do Vale realizar mais palestras de educação financeira para que a comunidade saiba comprar, gastar e fazer planos para o futuro. “Nosso propósito é fazer com que as pessoas mudem a sua visão sobre o dinheiro e comecem a ter uma relação mais saudável com ele e combater o endividamento e o consumo sem controle. Que elas possam ter projetos de vida e tudo isso olhando para o dinheiro de um jeito diferente, que ele esteja realmente a serviço da vida dentro do círculo de energia de gastar bem”, declara Maria Aparecida.

bom uso do dinheiro