Dicas para elaborar um plano de negócios

resultado para o seu negócio
Quais são as atividades que trazem mais resultado para o seu negócio?
3 de setembro de 2018
plano de negócios

Se você está pensando em se tornar um microempreendedor, planejamento é fundamental. Por esse motivo, elaborar um plano de negócios é uma boa forma de organizar as várias etapas do seu empreendimento.

Nesta fase é sempre bom considerar alguns aspectos de mercado. No Marketing eles são conhecidos como os 4 Ps:

Produto: o que será vendido.

Praça: pontos de venda, local de distribuição.

Preço: quanto você irá cobrar pelo produto oferecido.

Promoção: quais estratégias serão usadas para promover seu produto ou serviço.

Faça o plano de negócios e dê atenção aos aspectos financeiros

Após considerar esses pontos, o Banco do Vale orienta prestar atenção nos aspectos financeiros do seu negócio. Além disso, ele pode te ajudar de diversas formas, com investimentos fixos para comprar máquinas, equipamentos, móveis, utensílios ou computadores, por exemplo. Também com capital de giro, que serve para comprar matéria-prima ou mercadorias.

Outra dica importante é você projetar o seu faturamento. Sabemos que isso não é fácil para quem ainda não abriu o negócio, mas é importante fazer uma previsão baseando-se no potencial do mercado. E é bom se planejar para as despesas que não dependem do faturamento, como água, aluguel, luz, telefone e salário de funcionário. Se for contratar funcionários, é necessário definir a quantidade e avaliar os encargos sociais que isso demanda. Os impostos também irão gerar custos, por isso, veja em qual regime tributário a sua microempresa se encaixa.

Depois de todo planejamento realizado cuidadosamente você pode recorrer ao Banco do Vale, fazer uma simulação de crédito e decidir qual a melhor forma para abrir  o seu negócio.

plano de negócios