Em abril de 2018 o agricultor Airton Fontanive procurou o Banco do Vale pois precisava de um empréstimo facilitado para adquirir insumos para o seu negócio. Através do projeto Investidor Social, o produtor rural obteve R$ 15 mil para investir em defensivos, adubo, calcário, ração para o gado, sal mineral, entre outros.
O dinheiro circulou e trouxe mais dinheiro para Airton, que teve um aumento significativo na produção. “Em torno de 50%”, conta. Com este retorno pôde investir em sua residência e no galpão do gado.
Resultado e empréstimo facilitado geram mais solicitações
A satisfação com o resultado e com a forma facilitada do empréstimo fez com que, em março deste ano, ele procurasse novamente o agente de microfinanças do Banco do Vale, Claudio Will, para renovar o crédito. Cláudio aponta o quanto este projeto pode beneficiar a comunidade trazendo recursos que fomentam a economia, com custo-benefício acessível para os clientes e com facilidade. “O Investidor Social dá oportunidades para quem muitas vezes está excluso do sistema bancário tradicional por não ter acesso a linhas de crédito para poder investir e gerar renda”, destaca.
O Banco do Vale é pioneiro nesse tipo de solução no Brasil. A proposta oportuniza o acesso ao crédito para melhorias nos empreendimentos, compra de insumos, máquinas e equipamentos, ajudando na manutenção do próprio negócio e sustentação.
Para o agente de microfinanças que atua no município de Rio do Sul, nas cidades de Rio do Oeste, Laurentino, Agronômica, Aurora e Ituporanga, o projeto influencia nas negociações. “O Investidor Social é uma oportunidade de oferecer crédito de forma simples, desburocratizada e mais barata em comparação às outras taxas no mercado”, ressalta.