Inovação: o novo modelo de gestão corporativa

Premiações marcam encerramento do Banco do Vale
18 de dezembro de 2019
Banco do Vale divulga ganhadores da promoção Indique um Amigo
27 de janeiro de 2020

O mundo tem mudado e a forma de interação entre as pessoas também. Toda essa transformação tem exercido grande influência sobre os negócios. Seja na postura da empresa, nos métodos de trabalho ou na dinâmica entre as diversas áreas de uma mesma corporação. Pode-se dizer que este novo modelo de gestão está relacionado com a tecnologia e com a inovação.

O avanço tecnológico não é algo necessariamente novo, ele está em transformação o tempo todo. Acompanhar os passos dos meios tecnológicos, principalmente se o seu setor não é este, é de grande importância para se conhecer novas tendências de mercado e abrir mais possibilidades para crescimento e inovação.

Falando em inovação, vale ressaltar que o ecossistema de uma empresa, ou seja, o design dela, pode e deve estar de acordo com outros meios e até mesmo refletir o mundo externo. Mudar a tecnologia de uma corporação e não inovar na sua imagem é tentar ir por caminhos opostos. Por isso, além da tecnologia, pensar sobre novos conceitos é de extrema importância para a sua empresa.

Pensando nisso, o Banco do Vale, como incentivador e apoiador de mudanças que geram valores, mostra as novas características das empresas e da remodelagem de gestão de trabalho em pequenas e grandes corporações e do mercado de trabalho.

Líderes e colaboradores: objetivos em comum

De nada adiantaria a empresa mudar a sua postura, perfil e identidade se não se adaptar a novos modelos de trabalho. Para isso, é necessário que aqueles que constituem a sua empresa passem também por transformação e se adaptem ao novo modelo de gestão que a organização está começando a construir.

O líder de uma equipe, por exemplo, deve carregar a função de mentor, estimulando a equipe e sendo estimulado por ela. Para isso, ele deve mudar o discurso do “faça” para o “vamos fazer” como uma mudança de atitude que mostra o verdadeiro significado do trabalho em equipe.

Muito além disso, este profissional que é o representante de uma equipe tem a função de orientar, dar autonomia e acompanhar a realização das tarefas, dando apoio sempre que necessário. Também é importante mostrar uma postura de abertura, com sabedoria para falar e para ouvir, transparecendo ser um profissional mais humanizado e que inspira confiança.

No que diz respeito aos profissionais, que vêm há muito tempo se adaptando às exigências do mercado de trabalho, pode-se notar uma mudança de postura também. O colaborador deixou de ser apenas alguém que realiza uma tarefa e se mostrou mais atento às tomadas de decisões, demonstrando um dinamismo muito presente no novo modelo de profissional.

Ainda que reunindo certificações de suma importância para a sua formação, como especializações, o novo perfil do colaborador de uma empresa busca conhecimento de diversas áreas para contribuir com as tomadas de decisões visando o coletivo e a organização, entendendo o espírito de equipe e vestindo a camisa.

Assim como o mundo não para de girar, as novas tendências sociais e profissionais sempre estarão em rotação. Por isso, é muito importante que faça parte da cultura da corporação métodos e planos de incentivo à educação, para que os profissionais se adaptem às eventuais mudanças e a empresa possa acompanhar, desta forma, o crescimento e a evolução a sua volta.

Leia também: Treinamentos de colaboradores