A boa comunicação com o cliente é um fator essencial para a sobrevivência de todo negócio. Afinal, não adianta oferecer um excelente serviço ou produto se o atendimento está falho. Por isso, empreendedores e profissionais autônomos buscam melhorar cada vez mais a comunicação para trazer mais eficiência e qualidade de atendimento para o negócio.
Independente do negócio, a melhor maneira de deixar o cliente satisfeito é entender quais são as suas demandas ao longo da sua jornada de compra. Para isso, é necessário investir em diferentes canais e maneiras de comunicar-se bem com o consumidor.
Por que a comunicação com o cliente é importante?
É de conhecimento comum que uns dos principais pilares de qualquer relacionamento saudável é a boa comunicação. E com os clientes, não é diferente. Com uma comunicação eficiente, a resolução de situações será mais simples, ágil e eficiente.
Com as redes sociais, ficou mais fácil para o cliente expor qualquer descontentamento que tenha tido com o negócio, fazendo com que a má fama se propague rapidamente. O contrário também vale, ou seja, se o cliente expuser uma avaliação positiva do negócio, fará com que ele se torne mais relevante e seja indicado por mais pessoas. Independente da situação, lembre-se que as pessoas valorizam e preferem fazer negócio com quem demonstra se importar com o cliente.
Portanto, possuir uma boa comunicação com o cliente e dedicar-se no tratamento que é disponibilizado a ele, transmitirá a imagem de que a empresa é uma grande aliada do consumidor e resultará em um impacto grande na questão de lucratividade do negócio. Afinal, cada cliente fidelizado significa maior probabilidade de dinheiro entrando no caixa nos próximos meses e até anos!
Otimize a comunicação com o cliente
Agora que você entendeu por que a comunicação com o cliente é importante, é necessário otimizá-la para que seu negócio prospere e tenha o atendimento como um dos principais diferenciais.
1. Saiba o que falar
O primeiro passo aqui é excluir do seu vocabulário a expressão “eu acho”, já que ela prejudica seu discurso e coloca sua credibilidade em dúvida. A insegurança sobre o que falar é um dos pontos que mais prejudica a comunicação com o cliente, por isso, possua um amplo conhecimento daquilo que pretende dizer e esteja preparado para tirar todas as dúvidas de seu consumidor.
É importante destacar que não se deve inventar nada, fale e mostre apenas o que sabe, comentando suas próprias experiências e caso não tenha certeza de algo, diga que se compromete em buscar a informação para fornecê-la depois.
2. Saiba ouvir
Além de saber o que falar, também é necessário saber ouvir. Ouça o que seu cliente está relatando sobre sua situação e mesmo que não concorde, deixe-o concluir sua linha de raciocínio para depois fornecer a solução adequada.
3. Tenha um bom vocabulário e seja objetivo
Ao se comunicar com o cliente, demonstre profissionalismo e seriedade. Para isso, evite gírias e seja formal na medida certa. Porém, seja flexível. Se sentir que há abertura por parte do consumidor, sua linguagem pode se tornar mais informal, mas com um certo cuidado. Isso poderá deixá-los cada vez mais próximos e pode ser um passo para conquistá-los.
Além disso, ir direto ao ponto é importante para que o cliente não fique irritado com a “enrolação” de seu discurso. Ao ser objetivo, o cliente sente que a empresa está dando a devida atenção e sendo sincera em relação à sua situação ou solicitação.
4. Mantenha contato com o cliente após a compra
O cuidado e a boa comunicação com o cliente continuam mesmo após ele já ter finalizado a compra. Mantenha contato com o seu consumidor, fazendo com que ele se lembre de seu serviço.
Aqui pode ser um pouco complicado já que existe uma linha tênue entre cuidar de seu cliente e irritá-lo. Por isso, ao contatá-lo após sua compra, tenha sempre um objetivo, seja uma promoção especial ou apenas para saber se ele ainda necessita de algum serviço prestado pela marca.
5. Seja sincero, mas cuidado com a agressividade
Em muitas situações, para que elas sejam resolvidas de forma efetiva, é preciso ser mais sincero com o cliente do que o habitual. Porém, redobre a atenção no seu discurso para que ele não transmita sensação de agressividade, já que isso poderá assustar seu cliente, travando qualquer possibilidade de negociação.
Dica bônus: Frases estratégicas
Algumas frases estratégicas podem melhorar a comunicação com o cliente de forma simples. Veja alguns exemplos:
– “Bom dia*, me chamo [seu nome]! Como posso te ajudar hoje?”
– “Por gentileza, o Sr./Sr.ª poderia me informar seu número de telefone para que eu possa entrar em contato mais tarde?”
– “Me coloco em seu lugar. Farei de tudo para ajudá-lo.”
– “Agradeço seu feedback, vamos agir para melhorar isso.”
– “Estou à disposição para ajudar no que for preciso.”
Sabemos que o atendimento ao cliente nem sempre é fácil, mas com estas dicas é possível realizar otimizações para que a comunicação seja excelente, fazendo com que a imagem do seu negócio seja melhorada e resultando em mais oportunidades e clientes fidelizados.
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