Tire suas dúvidas sobre pagamento por Pix

Efetuar pagamento por Pix está mudando a realidade de muitos empreendedores em todo o Brasil. Instantâneo e sem custos, este tipo de transferências bancárias funciona 24h por dia e todos os dias da semana, tornando-se uma modalidade interessante para empreendedores de diferentes segmentos serem pagos por seus produtos ou serviços.

Por ser uma novidade, o Pix ainda gera dúvidas para as pessoas, principalmente quanto à sua segurança, operação e possibilidades. Pensando nisso, o Banco do Vale responde às principais questões relacionadas a ele. Confira:

Quais as principais vantagens do Pix?

Disponível em qualquer horário e instantâneo, o Pix reduz a necessidade de dinheiro, tornando-se uma opção segura para vendedor e consumidor. Sem taxas, como as transações por cartão, o Pix se torna uma opção interessante até para valores menores. Por estar vinculado a uma conta de pessoa física ou jurídica, esta forma de pagamento é uma opção para pequenas empresas se comércios, microempreendedores individuais e profissionais autônomos.

O Pix é seguro?

Por utilizar tecnologia avançada, com mensagens assinadas digitalmente, que trafegam em um sistema separado da internet, as informações são criptografadas e só são identificadas por quem as recebeu. Para poder disponibilizar chaves Pix, as entidades financeiras precisaram comprovar sua segurança ao Banco Central. Ou seja, o Pix só funciona no aplicativo ou internet banking do banco em que você já tem conta. As transações também precisam ser validadas no momento em que são efetuadas, por meio de senha, token ou biometria, por exemplo. Isso sem contar que uma chave Pix expõe bem menos dados do que um TED, por exemplo, em que é necessário fornecer dados como nome completo, CPF e informações bancárias. Se você escolher uma chave Pix por e-mail, por exemplo, seu número de CPF não estará disponível por completo a quem lhe enviar uma transação.

O que é a chave Pix e como ela funciona?

É um dado único vinculado à sua conta bancária. Pode ser o número de CPF ou CNPJ, e-mail, celular, ou uma chave aleatória gerada no aplicativo e que não identifique informações pessoais do titular da conta. Mas atenção: a chave só pode ser designada a uma conta específica. Se você possui conta em mais de uma instituição financeira, cada uma delas terá sua própria chave.

Posso ter quantas chaves Pix eu quiser?

Não. Uma pessoa (física ou jurídica) pode ativar até cinco chaves diferentes nas instituições com as quais trabalha.

Como deixar as transações de Pix mais seguras?

O sistema de forma geral já é razoavelmente seguro, tanto quanto as demais operações bancárias. As brechas de segurança estão justamente em como as pessoas tratam os próprios dados. Cadastre as chaves Pix com os seus dados pessoais (CPF, e-mail, telefone) nas suas contas bancárias, mesmo que nunca vá utilizá-las para receber transações. Também é possível estabelecer um limite de transações diárias realizadas por Pix, verifique com seu banco ou aplicativo. No momento de fazer um Pix para outra conta, sempre verifique o nome do titular para ter certeza de que está indo para quem você queria.

Como proteger meus dados?

Não clique em links suspeitos, utilize senhas fortes em aplicativos, sites de compras e de serviços pessoais (como e-mail). Sempre que possível, utilize autenticação em dois fatores em aplicativos como WhatsApp para evitar clonagem de número. Desconfie de qualquer mensagem ou ligação sobre tentativa de invasão da sua conta e para trocar suas senhas nunca clique nestes links, sempre acesse diretamente o site do serviço. Também desconfie de conhecidos que enviarem mensagens pedindo dinheiro. Busque entrar em contato pessoalmente com eles, pois muitos golpes começam desta forma. Desconfiança é a chave quando falamos de segurança digital.

Quero receber pagamentos Pix no meu negócio, mas não quero expor meus dados. Como fazer?

Você pode escolher uma chave aleatória, gerada pelo serviço financeiro, ou até mesmo criar um QR code. Esta última opção é até mais recomendada, principalmente no comércio, pois basta o cliente apontar a câmera do celular para o código que poderá fazer o Pix mais rapidamente e com segurança.

Leia também: 6 Dicas para profissionais liberais e autônomos

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »