As redes sociais ajudam a atrair potenciais compradores, promovem visibilidade e fidelizam seus clientes. Em primeiro lugar, é preciso escolher a rede social de acordo com o seu negócio. Existem: o Instagram, ideal para a publicação de fotos do cotidiano; o Pinterest, que traz referências visuais; o LinkedIn, com foco no institucional; o Twitter, perfeito para mensagens curtas e rápidas e o Facebook, que conecta pessoas com os mais variados interesses.
Depois de escolher qual será a “vitrine” do seu negócio, de acordo com seu público, você pode chamar a atenção do cliente de diversas formas. O Banco do Vale apresenta algumas delas:
– Promoções: o desenvolvimento de promoções e ações exclusivas deve ser executado de forma criativa e que permita a mensuração de resultados. Mas lembre-se: qualquer distribuição de brindes, mesmo que nas redes sociais, deve possuir autorização da Caixa.
– Recompensas: organizar ações de interação para compartilhamento de experiência de compra e recompensas para clientes fiéis.
– Conteúdo: a criação de conteúdos relevantes e úteis para seu cliente ou mercado também é importante.
– Atendimento: aprenda a interagir com o consumidor, seja resolvendo problemas ou respondendo críticas e elogios.
– Adaptação: é importante fazer a publicidade de acordo com cada rede para atingir o público certo de forma rápida.
Uma boa reputação é uma das moedas mais fortes de um microempreendedor, tanto no mundo real, quanto no virtual. Se quiser conquistar clientes nas redes é preciso estar disposto a manter a conversação, entender seu público e aproveitar as informações que as pessoas divulgam para melhorar seu serviço ou produto. Com atitudes simples sua empresa pode passar credibilidade e transparência.