3 Formas de cuidar das finanças durante a pandemia

enfrentar a crise da pandemia
5 Dicas para enfrentar a crise da pandemia em pequenos negócios
17 de abril de 2020
5 dicas de como empreender um negócio em casa
13 de maio de 2020

A crise causada no mundo inteiro pelo novo coronavírus (COVID-19) traz um cenário de incertezas e retidão na economia. Por causa dos períodos de quarentena e a diminuição do fluxo de clientes, empresas já estão precisando demitir parte dos funcionários, o que exige cautela de todos os cidadãos e maior cuidado com as finanças durante a pandemia.

Para se preparar, proteger o seu dinheiro é fundamental. Existem formas bem simples de fazer isso:

1. Corte o que não é essencial

Mesmo que você mantenha o seu emprego, é importante se precaver. Reavalie quais são as necessidades básicas para você e a sua família e tente não gastar com o que não for considerado fundamental. O mesmo vale para investimentos que poderiam esperar mais um pouco. É melhor abdicar de algumas coisas agora do que se endividar depois.

2. Não faça estoques em casa

Cenas de supermercados desabastecidos têm assustado muitas pessoas nas redes sociais e aplicativos de mensagens, principalmente no início do período de quarentena. No entanto, com a permanência dos supermercados em funcionamento (com restrições), não é necessário estocar comida ou outros produtos em casa.

Fazer isso pode gerar um descontrole financeiro agora, sem contar que você pode perder a oportunidade de aproveitar a redução do preço de alguns produtos, além de promoções. Lembre-se do item anterior, de comprar apenas o necessário, e se programe para evitar idas excessivas ao supermercado, para diminuir as chances de uma possível exposição ao vírus.

3. Cuidado com dívidas

Estamos passando por um momento de muita instabilidade e incertezas. O seu quadro financeiro pode ser fortemente afetado da noite para o dia. Portanto, novas dívidas devem ser muito bem avaliadas e, preferencialmente, postergadas para um momento de mais certezas.

Leia também: 5 Dicas para enfrentar a crise da pandemia em pequenos negócios