5 Dicas para enfrentar a crise da pandemia em pequenos negócios

5 Passos para reorganizar as dívidas
10 de março de 2020
3 Formas de cuidar das finanças durante a pandemia
27 de abril de 2020
enfrentar a crise da pandemia

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) apresenta impactos significativos em empresas de todo o mundo, dos mais variados segmentos. Seja pelas medidas de quarentena e pela mudança da rotina de forma geral, a economia sofrerá com os efeitos da doença. A seguir, listamos algumas sugestões para ajudar a enfrentar a crise da pandemia do coronavírus:

1. Vendas on-line e delivery

Se você possui um comércio, mesmo que já possa reabrir, é possível que o movimento tenha diminuído, até mesmo pela menor circulação de pessoas nas ruas e imposições sobre limite de clientes no estabelecimento. Se você tiver a possibilidade de vender o seu produto on-line, este é o momento!

Restaurantes e bares, por exemplo, podem atender em sistema de delivery ou retirada no balcão. Se você trabalha nestes segmentos, permita que seus clientes possam consumir os seus produtos desta forma. Seja por meio de aplicativos ou contato direto por telefone, encontre a forma mais adequada ao seu negócio.

2. Utilize a Internet a seu favor

Em complemento ao item anterior, faça das redes sociais a sua vitrine e chegue aonde os seus clientes passam boa parte do tempo. Trata-se de um canal de comunicação eficiente, principalmente em tempos de isolamento. Comunique o seu público de eventuais mudanças no atendimento e mantenha este vínculo, respondendo às mensagens e dúvidas que forem enviadas por estes canais.

Outra forma de usar a Internet a seu favor é permitindo o uso de home office nos casos em que isso for possível e marcando reuniões por vídeo. Quem trabalha com cursos e consultorias também pode adotar esta modalidade para atender aos clientes.

3. Reveja os seus custos e dívidas 

Com a projeção de um encolhimento na economia no mundo inteiro, é hora de se debruçar sobre as planilhas para eliminar custos desnecessários na sua empresa. Busque negociar com seus fornecedores. Por se tratar de uma crise global, muitas empresas estarão dispostas a estas adaptações para não saírem no prejuízo.

Se possível, veja de que formas pode economizar na rotina. Às vezes as pequenas economias podem fazer uma grande diferença e permitirem que o seu negócio continue funcionando.

Leia também: 5 Passos para reorganizar as dívidas

4. Promoções e liquidações

É preferível diminuir a margem do que ficar no zero a zero, não é mesmo? Veja que tipo de promoções e liquidações é possível fazer no momento, para incentivar as vendas. Condições de pagamento diferenciadas também podem servir de atrativo para os seus clientes.

5. Adapte o seu local de trabalho

Seja responsável com os seus colaboradores e com os seus clientes. Permita o distanciamento recomendável entre pessoas, evitando aglomerações, disponibilize álcool gel e oriente quanto ao uso de máscaras. A retomada das atividades e da economia só será feita de forma saudável para a sociedade se todos se conscientizarem e seguirem as orientações de higiene e segurança que evitem a propagação do vírus.

enfrentar a crise da pandemia