5 Dicas para enfrentar a crise da pandemia em pequenos negócios

enfrentar a crise da pandemia

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) apresenta impactos significativos em empresas de todo o mundo, dos mais variados segmentos. Seja pelas medidas de quarentena e pela mudança da rotina de forma geral, a economia sofrerá com os efeitos da doença. A seguir, listamos algumas sugestões para ajudar a enfrentar a crise da pandemia do coronavírus:

1. Vendas on-line e delivery

Se você possui um comércio, mesmo que já possa reabrir, é possível que o movimento tenha diminuído, até mesmo pela menor circulação de pessoas nas ruas e imposições sobre limite de clientes no estabelecimento. Se você tiver a possibilidade de vender o seu produto on-line, este é o momento!

Restaurantes e bares, por exemplo, podem atender em sistema de delivery ou retirada no balcão. Se você trabalha nestes segmentos, permita que seus clientes possam consumir os seus produtos desta forma. Seja por meio de aplicativos ou contato direto por telefone, encontre a forma mais adequada ao seu negócio.

2. Utilize a Internet a seu favor

Em complemento ao item anterior, faça das redes sociais a sua vitrine e chegue aonde os seus clientes passam boa parte do tempo. Trata-se de um canal de comunicação eficiente, principalmente em tempos de isolamento. Comunique o seu público de eventuais mudanças no atendimento e mantenha este vínculo, respondendo às mensagens e dúvidas que forem enviadas por estes canais.

Outra forma de usar a Internet a seu favor é permitindo o uso de home office nos casos em que isso for possível e marcando reuniões por vídeo. Quem trabalha com cursos e consultorias também pode adotar esta modalidade para atender aos clientes.

3. Reveja os seus custos e dívidas 

Com a projeção de um encolhimento na economia no mundo inteiro, é hora de se debruçar sobre as planilhas para eliminar custos desnecessários na sua empresa. Busque negociar com seus fornecedores. Por se tratar de uma crise global, muitas empresas estarão dispostas a estas adaptações para não saírem no prejuízo.

Se possível, veja de que formas pode economizar na rotina. Às vezes as pequenas economias podem fazer uma grande diferença e permitirem que o seu negócio continue funcionando.

Leia também: 5 Passos para reorganizar as dívidas

4. Promoções e liquidações

É preferível diminuir a margem do que ficar no zero a zero, não é mesmo? Veja que tipo de promoções e liquidações é possível fazer no momento, para incentivar as vendas. Condições de pagamento diferenciadas também podem servir de atrativo para os seus clientes.

5. Adapte o seu local de trabalho

Seja responsável com os seus colaboradores e com os seus clientes. Permita o distanciamento recomendável entre pessoas, evitando aglomerações, disponibilize álcool gel e oriente quanto ao uso de máscaras. A retomada das atividades e da economia só será feita de forma saudável para a sociedade se todos se conscientizarem e seguirem as orientações de higiene e segurança que evitem a propagação do vírus.

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »