Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas empresas têm buscado alternativas para sobreviver. Essas mudanças estão sendo alinhadas às novas modalidades de consumo e de comércio, levando empreendedores a se adaptarem, digitalizando o seu negócio, colocando a sua empresa na Internet.
Embora as medidas de ter o seu estabelecimento no meio virtual seja uma forma de prevenção contra a crise da pandemia, estas mudanças têm surtido efeito positivo na dinâmica das transações entre empresas e consumidores. Por isso, ao disponibilizar os seus serviços e produtos na web, o empreendedor está ampliando o seu negócio, estabelecendo novos vínculos da marca com seus clientes e ainda se preparando para o novo formato de consumo que está surgindo.
Confira a seguir três formas de levar o seu negócio para o mundo digital:
1. Presença em redes sociais
Se a sua empresa ainda não tem uma página nas redes sociais, esta é a hora! A comunicação em mídias digitais é uma tendência de Marketing que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. No Brasil, por exemplo, a estimativa é que cada usuário permaneça conectado em média 1h22 por dia, segundo dados da ComScore. Em pesquisa recente, com o início do distanciamento social, este tempo aumentou 19%.
No que diz respeito a empresas que marcam presença em rede social, aproximadamente 96,2% dos empreendedores investem neste tipo de mídia. Além disso, em pesquisa feita pela Rock Content para o seu Relatório Anual de Mídias Sociais de 2019, as empresas citam como principais benefícios a divulgação da marca e o engajamento com o público.
2. Seu negócio em endereço on-line
Além de manter o seu negócio em espaço físico, ter um endereço virtual é uma forma de atrair ainda mais clientes e aumentar as suas vendas. Realizar compras on-line une facilidade e praticidade, mas para isso dar certo, alguns cuidados devem ser tomados, como arquitetar um website que possua carregamento rápido e de fácil navegação.
Para deixar o seu site mais dinâmico é importante deixá-lo responsivo, adaptável a diferentes formatos de tela. Esta adaptação permite que o usuário acesse a sua página pelo computador, tablet ou smartphone, otimizando a sua interação e proporcionando uma ótima experiência de usuário.
Mais do que um cartão de visitas para a empresa e uma ferramenta para os clientes, o site é uma forma importante do público encontrar a sua marca através da busca pelos interesses e necessidades no Google. Por isso, um site pensado para ranquear bem nas ferramentas de busca se torna uma vitrine extra para a empresa.
3. Atendimento na palma da mão
Em plena era da tecnologia, o uso de smartphone é essencial, e poder contar com aplicativo para aparelhos móveis se torna muito interessante para os negócios. Dependendo da necessidade do seu estabelecimento, poderá ser programado um app próprio. Mas, caso esta opção não seja viável, há a alternativa de disponibilizar o seu serviço ou produto em um aplicativo que reúna diversas lojas em um só programa de celular.
O Banco do Vale, que está ao seu lado em todos os momentos, reconhece que empreender na Internet é essencial neste momento. Por isso, apoiamos e incentivamos os seus planos e projetos digitais. Saiba mais sobre a linha de microcrédito que possuímos, acesse o site para conhecer os prazos e condições e conte com a gente em mais esta empreitada!
Leia também: 5 dicas para enfrentar a crise da pandemia em pequenos negócios