Dependendo do ramo de atuação, empreender em casa pode ser uma ótima saída para começar um novo negócio ou carreira. Com o aumento do número de profissionais que se enquadram na categoria de Microempreendedor Individual (MEI), não precisar investir em uma estrutura onde apenas uma pessoa irá trabalhar é, muitas vezes, a única solução para quem quer começar, mas não quer se comprometer financeiramente.
Porém, não é todo mundo que se adapta a morar e trabalhar no mesmo lugar. Distrações e até mesmo a falta de disciplina para estabelecer uma rotina podem atrapalhar quem pretende adotar este modelo.
Não existe fórmula fácil: qualquer escolha trará vantagens e desvantagens. O segredo é descobrir a qual delas você se adapta melhor e garantir que ela faça sentido para o seu ramo de negócios. Sim, a área de atuação é um fator crucial para determinar se empreender em casa é uma boa ideia. Se o seu trabalho exige apenas o seu conhecimento e um computador com acesso à Internet, isso se torna muito mais fácil. Porém, se você pretende trabalhar com produção de alimentos, confecção de vestuário, salão de beleza ou qualquer ramo que precise da circulação constante de clientes, os desafios são um pouco maiores.
A seguir, apresentamos três vantagens e três desvantagens de fazer da sua casa o seu lugar de trabalho.
3 Vantagens de empreender em casa
1. Menor custo de operação
Como citamos no exemplo anterior, em algumas áreas o profissional precisa apenas de um computador com acesso à Internet e do seu conhecimento para começar a trabalhar. Isso é possível para quem trabalha com design, publicidade, redação, revisão, tradução, educação e muitas outras horas, desde que permitido pelo seu conselho profissional (quando houver). Se você trabalha sozinho, não precisa de muito mais o que isso para começar.
Mas não apenas para o início a economia é percebida: ao longo do tempo você economiza com aluguel, uma segunda conta de luz, água e telefonia e, dependendo do caso, com o combustível do carro ou com o passe do transporte público. Para quem costumava almoçar em restaurante todos os dias por causa do trabalho, fazer as refeições em casa é outra economia que, com o tempo, pode fazer uma grande diferença. Aproveite esta redução de custos para investir no crescimento do seu negócio.
2. Horários flexíveis
Por mais que seja recomendável manter uma rotina, é inegável que trabalhar em casa de forma autônoma permite maior liberdade em relação aos horários. Se você se considera mais produtivo em determinado momento do dia, concentre as suas horas de trabalho neste momento. Você pode aproveitar esta liberdade de horários para resolver outros assuntos em horário comercial, como ir ao banco, ao médico ou fazer compras, sem a obrigação de precisar estar de volta ao escritório em determinado horário. Quem sabe até consiga incluir uma rotina de exercícios mais facilmente desta forma.
Porém, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: não se perca neste formato mais alternativo de horários. Entenda que para lidar com clientes o horário comercial ainda é o mais indicado e não se deixe distrair pelas outras tarefas. Encontre a rotina que funcione para você e siga-a com disciplina. Algumas pessoas só conseguem se manter produtivas no home office seguindo estritamente o horário comercial. Se você tiver problemas em administrar uma agenda mais flexível, volte a este modelo.
3. Menor tempo gasto com deslocamento
Pessoas passam horas todas as semanas apenas no deslocamento de casa para o trabalho. Em metrópoles, alguns trabalhadores podem passar de 1h a 2h diariamente apenas com este trajeto. O que você poderia fazer com estas horinhas a mais? Um exercício físico, praticar algum hobby, passar mais tempo com a família, dormir um pouco mais?
De qualquer forma, é um tempo que você tem de sobra para você, para a sua qualidade de vida. Além disso, há toda a economia do deslocamento, com combustível, revisão, vale-transporte, aluguel de garagem e qualquer outro custo que existe pelo simples propósito de chegar de um ponto ao outro todos os dias.
3 Desvantagens de empreender em casa
1. Limitações de ramo ou localização
Não são todas as áreas de atuação que precisam de uma estrutura tão enxuta, como um escritório. Quem trabalha com alimentação, por exemplo, precisa de uma estrutura melhor de cozinha, que esteja adequada às normas da vigilância sanitária. Se você tem algum maquinário em casa, como equipamentos de costura, precisa ver se a localização da casa permite este tipo de atividade, para não perturbar os vizinhos.
Além da sua estrutura e localização, moradores de condomínios devem estar atentos ao estatuto do local onde moram, para ver se tais atividades são permitidas. Nestes casos é melhor buscar ter um espaço próprio e adequado ao trabalho do que ver o seu empreendimento ser fechado logo no começo.
2. Distrações
Esta desvantagem é percebida por empreendedores ou por colaboradores em home office: distrações. Pode ser o telefone residencial tocando, algum afazer doméstico, crianças, animais de estimação e até uma geladeira cheia de lanchinhos. Muitas pessoas ainda têm a sensação de que, se elas estão em casa, deveriam estar fazendo algo doméstico, mas isso só prejudica a produtividade no trabalho.
Fale para você mesmo que quando você está trabalhando, é como se fosse fora de casa. Explique isso aos outros moradores da casa para que eles respeitem isso também e te ajudem a continuar concentrado no trabalho. Se tiver problemas em separar as atividades, busque seguir uma rotina bem definida de horários dedicados ao trabalho, preferencialmente os comerciais.
3. Ambiente apropriado para receber clientes
Se a sua área exige a circulação ou o contato intenso com clientes, o home office pode prejudicar um pouco e em diversos ramos. Em serviços mais comerciais, com fluxo intenso de clientes, como lanchonetes ou salões de beleza, por exemplo, é preciso ter um ambiente adequado, sem passar pelas áreas privadas da casa e, claro, ter certeza de que o seu imóvel permita este tipo de atividade e esteja adequado às normas.
Até mesmo os profissionais que precisam apenas de um escritório devem estar atentos a isso caso precisem receber clientes para reuniões. Atender em um ambiente residencial pode prejudicar a imagem e a credibilidade do profissional. Nestes casos é mais indicado alugar uma sala de reuniões para tais ocasiões.
Lembrando que se os seus planos são de expansão, o home office deve ser encarado somente como uma etapa inicial. A partir do momento em que você expandir e precisar contratar mais pessoas, invista em uma sala comercial ou sede própria. Conte com o Microcrédito do Banco do Vale para empreender de onde estiver.