Mulheres no topo: a importância do empreendedorismo feminino no Brasil

Segundo o Sebrae, o Brasil é o sétimo país com o maior índice de empreendedorismo feminino. Embora os números de mulheres donas de negócios esteja crescendo, os desafios ainda são muitos.

Mesmo com a sociedade evoluindo e as mulheres assumindo posições que antes não ocupavam, a jornada dupla, preconceitos e até mesmo a falta de crédito e incentivo por parte de investidores fazem com que, para elas, o caminho do empreendedorismo seja repleto de percalços.

Mas mesmo com tantas lombadas pelo caminho, existem também vários dados para se comemorar e exemplos de mulheres empreendedoras que são inspiração para aquelas que sonham em tirar uma ideia do papel.

O que é empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é todo negócio regido por mulheres, no qual são elas que tomam decisões estratégicas para o crescimento e desenvolvimento da empresa, buscando se posicionar de maneira inovadora no mercado.

De acordo com a pesquisa Instituto Rede Mulher Empreendedora 2021, 45% dos empreendimentos liderados por elas são majoritariamente femininos e sete em cada dez empreendedoras possuem sócias mulheres. Na hora de optar por um negócio próprio, 82% delas empreendem por necessidade e 60% para fazer a diferença no mundo.

Além de ser sinônimo de independência financeira, esses números também representam um aquecimento da economia e novos empregos. Inclusive, um dos grandes benefícios do empreendedorismo feminino é a fomentação do crescimento e aprendizado coletivo da rede feminina.

Quais os tipos de empreendedorismo feminino?

Como explicado antes, o empreendedorismo feminino é caracterizado por mulheres nas posições de liderança dentro das empresas. No entanto, podemos subdividir esse tipo de empreendedorismo em outras sete categorias. Veja:

Empreendedorismo social: este tipo de empreendedorismo dedica-se a negócios cujo foco é gerar um benefício para uma determinada parcela da sociedade. Mesmo que possa gerar lucros, o objetivo é a inclusão social, formação profissional dos habitantes, melhorias urbanas, atendimento à saúde, entre outras questões que melhorem as condições de vida da população.

Empreendedorismo de negócios: é o tipo mais amplo de empreendedorismo, que tem como objetivo gerar lucro ao atender uma ou mais necessidades do mercado.

Empreendedorismo corporativo: também pode ser conhecido como intraempreendedorismo, onde são os colaboradores da empresa que geram mudanças e inovações, ou seja, trata-se de um empreendedorismo interno.

Empreendedorismo verde: quando a empresa tem iniciativas com foco na preservação ambiental e sustentabilidade do meio ambiente.

Empreendedorismo digital: trata-se de um tipo de negócio que diz respeito a produtos e serviços viabilizados por meio digital, como lojas virtuais, provedores de conteúdo, infoprodutos ou aplicativos, por exemplo.

Empreendedorismo de franquia: é um modo relativamente mais seguro de abrir uma empresa, uma vez que a marca já é conhecida e os processos internos já estão definidos.

Empreendedorismo cooperativo: neste caso, os empreendedores individuais se unem para trabalhar juntos, criando uma rede de apoio e contribuindo para que todos tenham resultados melhores em seus negócios.

Como estimular o empreendedorismo feminino?

Não é necessário ser um investidor ou sócio para apoiar e estimular o empreendedorismo feminino. A própria rede de apoio, amigos e clientes da empreendedora podem ajudar a impulsionar sua empresa, especialmente nos primeiros anos, que são os mais críticos para qualquer empreendedor.

Comprar os seus produtos ou serviços, considerar os comércios femininos locais na hora de consumir algo como uma alternativa às grandes lojas e líderes de mercado, indicar a empresa, fazer comentários e sugestões positivas, deixando avaliações no site, aplicativos ou redes sócias da empresa, também são formas de estimular e apoiar a mulher empreendedora.

Dicas de empreendedorismo feminino para você ter sucesso

Se você quer começar seu próprio negócio, separamos algumas dicas para ter sucesso nesta nova jornada:

– Identifique seu talento, elencando seus pontos fortes e fracos. Também identifique seu propósito e seus objetivos como empreendedora;

– Defina uma área de trabalho com a qual você se identifique;

– Pense de qual maneira seu produto ou serviço vai se diferenciar dos outros e quais vantagens ele proporcionará para os clientes;

– Busque capacitação para aquilo que deseja exercer;

– Conheça com profundidade o seu nicho de mercado;

– Saiba organizar seu tempo e invista em um bom planejamento estratégico;

– Reúna todos os recursos necessários que for possível para começar, mas não tenha medo de arriscar;

– Invista em ferramentas que vão ajudar o seu negócio a otimizar tempo e dinheiro e em marketing pessoal;

– Busque por grupos e organizações de empreendedoras mulheres. Afinal, o empreendedorismo não precisa ser um caminho solitário;

– Procure por investimentos no lugar certo, como aceleradoras que investem em empreendedoras mulheres.

Qual a importância do empreendedorismo feminino?

Mesmo com as dificuldades que elas encontram, o fato de ter uma maior representatividade de mulheres à frente dos negócios traz benefícios positivos para a economia, para as empresas e para a sociedade como um todo. Ou seja, a participação das mulheres no mercado gera ainda mais crescimento econômico, qualidade e inovação para o país.

Além disso, as mulheres empreendedoras passam ainda mais anos se dedicando aos estudos para aprimorar suas entregas de produtos e serviço, estudando 16% a mais do que os empreendedores homens. Já vendo pelo ponto de vista social, o empreendedorismo feminino também contribui para reduzir as diferenças de oportunidade de crescimento e desigualdades salariais que ainda são comumente encontradas.

O Banco do Vale se orgulha em poder participar da trajetória de diversas empreendedoras mulheres, e se alegra em poder oferecer meios para que elas cresçam e evoluam ainda mais. Se você já possui seu negócio ou pensa em tirar aquela ideia genial do papel, conte conosco!

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