A expectativa para 2019 é de crescimento

investidor social
Evento apresenta projeto e capta investidor social
13 de dezembro de 2018
boas práticas
Boas práticas de gestão para micro e pequenos empresários
17 de janeiro de 2019
crescimento

Após quatro anos de uma das mais profundas crises econômicas do Brasil, os sinais de retomada começam a se mostrar. O que se observa do hábito de consumo é uma mudança sutil do perfil de compras, com o consumidor retornando às tradições do período anterior à crise. A expectativa para 2019 é de crescimento.

O mercado de trabalho voltou a gerar vagas, a produção industrial aos poucos sai da ociosidade e a inflação em queda podem estimular o consumo. Mas esse crescimento não acontecerá no curto prazo.

 

Crescimento gradual e constante

O Banco do Vale avalia a retomada da confiança e o ânimo dos seus clientes ao observar o aumento na procura por empréstimos para incrementar os negócios, no caso dos microempresários, ou para investimentos pessoais. Temos o microcrédito necessário para cada objetivo.

À medida em que a economia dá sinais de melhora o consumidor volta a procurar os itens de consumo duráveis e semiduráveis, pois foram diversos os segmentos impactados durante a crise econômica.

O início do ano é conhecido no calendário pelas promoções em diversos setores e é o momento em que o consumidor alia a oportunidade com os itens que está precisando ou desejando há algum tempo.

É preciso atenção para o primeiro semestre de 2019, pois nesse período há queda na receita em praticamente todos os setores do comércio. O país passa por um delicado momento de transição de governo e o que se espera é uma retomada gradual da economia.

O Banco do Vale aconselha estar atento aos sinais de mudança de comportamento do consumidor, aos números do mercado de trabalho e aos dados de confiança do seu negócio. Nós também somos a favor de manter as finanças sob controle, tanto do seu microempreendimento, quanto das finanças pessoais. Conte com o planejamento e com os conselhos dos nossos agentes e prepare-se para crescer em 2019!

crescimento