Banco do Vale realiza sua assembleia geral anual

assembleia geral anual

Atendendo a determinação de seu estatuto social, o Banco do Vale realiza sua assembleia geral anual, na qual apresenta para aprovação dos conselheiros associados e comunidade em geral, os resultados de sua gestão referentes ao exercício findo em 31 de dezembro do ano anterior.

Na assembleia anual, além das demonstrações contábeis e financeiras já submetidas ao parecer da auditoria externa independente, bem como do conselho fiscal, é apresentado também o relatório da administração.

Este ano o encontro ocorreu no dia 12 de abril, na sede da organização e iniciou de forma diferente dos demais. Na ocasião, foi realizada uma homenagem em reconhecimento aos fundadores e a todos aqueles que fizeram e fazem parte do Banco do Vale, pessoas que acreditaram no sonho de dar acesso a renda para empreendedores formais e informais. Apresentada no encontro por colaboradores da organização, a história do Banco do Vale emocionou a todos os presentes, pois reconheceu a coragem e a grande importância do papel daqueles que iniciaram o microcrédito no Banco do Vale e em Santa Catarina.

Em seguida, foram apresentados ao Conselho e aos convidados os resultados alcançados no ano de 2017, além de fatos relevantes da gestão. O Banco do Vale atende mais de 40 municípios e possui resultados expressivos nos dias atuais.

História do Banco do Vale apresentada na assembleia geral anual

Desde a sua fundação em 2001 já impulsionou a atividade empreendedora das micro e pequenas empresas e dos empreendedores informais por meio de investimentos que somam um total de R$ 186 milhões, com 3.500 clientes ativos. O Banco do Vale também gerou ou manteve 52.609 empregos. Veja o Desempenho Operacional de dezembro de 2017 completo na tabela abaixo:

Carteira Ativa R$10.442.008,43
Clientes Ativos 3.500
Valores Liberados Acumulados R$186 milhões
Nº Operações Acumuladas 63.129
Valor médio por operação em 2017 R$4.008,57
Risco > 30 dias 4,02%
Nº Empregos Gerados/Mantidos 52.609

A carteira de clientes do Banco do Vale é formada principalmente por empreendedores informais e micro e pequenas empresas, tomadores que na maioria das vezes são excluídos do mercado financeiro convencional, dependentes quase exclusivamente do Banco do Vale para a aquisição de: estoques, matéria prima, reformas, máquinas e equipamentos essenciais para seu trabalho diário. Confira os setores atendidos:

assembleia geral anual

A Organização tem como norteadores de sua gestão os mesmos princípios da administração pública, sendo que, em atendimento às disposições do artigo 3º da Lei Federal nº9.790/99, estes princípios foram inseridos no artigo 69, item 69.1, do seu Estatuto Social, os quais apontam: “Observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, publicidade e da eficiência”. Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Banco do Vale pertence a toda a comunidade e tem o dever legal de prestar contas de sua administração à sociedade.

Se você quer saber mais sobre a nossa história, nossas ações e dos resultados alcançados no ano passado, leia na íntegra o Relatório da Administração 2017: https://bit.ly/2IxahhB.