As tecnologias mais simples e de menor custo têm fornecido grandes resultados aos microempresários. Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 35% dos empresários utilizam algum tipo de tecnologia para aumentar as vendas.
A tecnologia que faz mais sucesso é o uso de aplicativos como o WhatsApp, responsável por 71% dos contatos entre micro e pequenos empresários e seus clientes. Ações ou campanhas de comunicação também são realizadas através desse canal e de perfis nas redes sociais.
Força das mídias digitais para aumentar as vendas
O Banco do Vale reforça que este tipo de campanha costuma incrementar o faturamento, especialmente quando direcionada para eventos especiais como datas comemorativas, períodos de alta temporada ou quando é preciso fazer uma queima de estoque. Atualmente, os meios digitais costumam ser bem mais sucedidos nestes tipos de campanhas do que os meios tradicionais, ainda de acordo com a pesquisa.
Ações pagas na Internet também podem funcionar como uma vitrine para o seu produto. Entre os entrevistados do estudo que disseram realizar ações pagas na Internet, 49% afirmam investir mensalmente e 34% investem somente quando necessário. O Facebook e o Instagram são as principais redes sociais da micro e pequena empresa.
Um dos principais benefícios do uso da tecnologia, além do aumento das vendas, é a comodidade que ela proporciona tanto para o cliente quanto para o microempresário. Em um cenário dinâmico e com um consumidor cada vez mais exigente, acompanhar as mudanças tecnológicas não é mais um diferencial sobre a concorrência, tornou-se uma questão de sobrevivência de mercado.
O Banco do Vale indica, inclusive, incluir essas novas estratégias digitais já no planejamento do negócio. Precisando de mais dicas para turbinar o seu negócio? Entre em contato.