Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda, que é comum quando se tem revendedores intermediários.
Todavia, para obter estes benefícios, o primeiro passo é abrir o CNPJ. E para te ajudar nessa etapa também, temos um Guia completo para abrir um CNPJ de prestação de serviços onde você pode conferir os cinco passos para a criação.
Uma vez que o seu número de CNPJ esteja liberado, é preciso mantê-lo ativo para que possa ser usado para compras, o que consiste, entre outras coisas, estar com os impostos da empresa em dia. Sem mais delongas, continue lendo para descobrir como comprar com CNPJ.
Passo a passo de como adquirir desconto ao comprar com CNPJ
É importante lembrar que o passo a passo de como comprar com CNPJ pode variar de empresa para empresa. Mas, em linhas gerais, costuma incluir as seguintes etapas:
1. Abrir empresa e obter o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
Como vimos antes, o primeiro passo é abrir a empresa. Ou seja, consiste em legalizar o seu negócio, dando a ele um número de CNPJ que confirma que está devidamente registrado junto aos órgãos fiscalizadores responsáveis, especialmente à Receita Federal.
2. Pesquise lojas e/ou fornecedores
Fazer uma pesquisa de lojas e fornecedores é o segundo passo de como comprar com CNPJ. Inclua em sua pesquisa principalmente aqueles que trabalhem com as matérias-primas e/ou equipamentos que pretende adquirir para o seu negócio. O objetivo nessa etapa é pesquisar preços, qualidade, prazo de entrega, entre outros fatores que influenciam diretamente na sua aquisição.
3. Confirme se a loja ou fornecedor escolhido faz vendas para pessoa jurídica
São raros os estabelecimentos comerciais que não fazem venda para a empresa. Porém, para evitar surpresas na hora de pagar a compra, vale confirmar com a loja ou fornecedor escolhido se vendas de empresa para empresa fazem parte do seu modelo de negócio.
4. Verifique quanto de desconto pode ser obtido com essa forma de compra
Ao ter a informação anterior, o passo seguinte é perguntar se há desconto para pessoa jurídica e de quanto é esse percentual. Aqui, vale questionar também sobre outras possíveis facilidades para pessoa jurídica, por exemplo, formas de parcelamento diferenciadas.
5. Apresente o cartão CNPJ, ou informe o número, para realizar o cadastro
Independentemente da forma de compra, talvez seja necessária a apresentação do cartão CNPJ para realizar o cadastro na loja. Como nesse documento constam todas as informações da empresa, fica mais fácil e prático fazer esse registro. Entretanto, dependendo do sistema que o vendedor utiliza, apenas o número do CPNJ pode já ser o suficiente.
É válido lembrar que, quando o empreendedor deixa de cumprir com suas obrigações acessórias durante dois anos consecutivos, o seu CNPJ se torna inapto. Dessa forma, a venda para pessoa jurídica pode não ser possível. Nesse caso, você perde os descontos e demais vantagens que poderia ter com essa forma de aquisição. Por esse motivo, é importante manter o pagamento dos seus tributos sempre em dia, desde o momento de abertura da sua empresa.
Vale a pena comprar com CNPJ?
Aqui, sem dúvidas, a resposta é sim. São vários os momentos e formas de aquisição que fazem com que os preços de venda para pessoas jurídicas sejam menores que os praticados para pessoas físicas. Quantidade, frequência de compra e fidelização são apenas alguns exemplos de motivos que levam aos valores de vendas de empresa para empresa (B2B) serem mais baixos do que os valores para empresas que atendem o consumidor final (B2C).
Agora que você já sabe como abrir seu CNPJ e como conseguir descontos comprando com ele, você pode contar com o Banco do Vale para te ajudar nesse processo! Aqui você encontra o Microcrédito, que disponibiliza de R$ 200 até R$ 20 mil, parcelados em até 24x para você adquirir materiais, investir em capital de giro e muito mais!
Entre em contato conosco e solicite seu crédito!
Confira também: As 5 melhores dicas para novos empreendedores