A melhor época do ano está chegando e com ela a magia das luzes, presentes e muita decoração temática! Com isso, é preciso que os comerciantes saibam como preparar a empresa para o Natal.
Considerada a data mais importante para o comércio brasileiro, as pessoas começam desde cedo a comprar presentes para os amigos e familiares. Sendo assim, o volume de vendas aumenta e os clientes também, se tornando uma ótima época para fidelizar novos consumidores. Desta forma, existem alguns cuidados que os empreendedores devem ter para que o Natal da empresa seja de boas vendas e bons lucros. Por isso, trouxemos aqui seis dicas para potencializar seus resultados na época mais esperada do ano!
1. Atenção redobrada ao estoque de produtos
Para que a empresa garanta bons resultados de vendas, é preciso que o estoque de produtos se mantenha atualizado, de forma que evite o esgotamento dos itens mais procurados. Lembre-se de completar o estoque com antecedência, evitando receber mercadorias depois do Natal. Este tipo de situação pode significar prejuízo por conta da perda da oportunidade de vendas e, depois, pela própria necessidade de pagá-las.
2. Tenha um volume de compras definido
O ponto-chave para obter um bom resultado no fim do ano é não comprar nem mais e nem menos do que o necessário. Ou seja, as compras para completar e atualizar o estoque devem ser guiadas pela expectativa de vendas, na qual se deve levar em consideração o histórico dos natais anteriores, e as perspectivas do cenário econômico.
3. Trabalhe a comunicação com os clientes
A comunicação com os clientes nesta época mágica do ano deve ser criativa, fazendo com que o seu negócio se destaque. É importante lembrar que não adianta o seu comércio ter os melhores produtos e preços se o cliente não souber disso.
Para possuir uma comunicação eficiente e de destaque, é fundamental que você conheça o seu consumidor. Uma das formas de fazer isso é realizando pesquisas prévias. Elas podem te ajudar a entender o perfil do seu cliente e, também, o seu comportamento.
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4. Seja atencioso e ofereça uma experiência de compra
Uma das formas de destacar o seu comércio é oferecendo produtos e serviços extras. Afinal, quem não adora um mimo? Você pode diversificar o seu negócio oferecendo serviços e produtos complementares para o presente que o cliente está levando. Pode ser um embrulho, cartões personalizados ou até uma amostra grátis. Faça a experiência de compra na sua loja ser completa para cativar o consumidor!
5. Possua uma equipe preparada
Com o alto volume de vendas, é fundamental preparar a empresa para o Natal e possuir uma equipe treinada para lidar com todos os clientes de forma qualificada. Dar a atenção necessária aos consumidores é essencial e pode ser determinante para um bom retorno após as festas do fim do ano. Uma dica é fazer a contratação de vendedores freelancers para ajudar a equipe.
6. Entre no clima de Natal
Seja loja física ou e-commerce, deixe o seu comércio no clima de Natal. Esta data comemorativa é uma festa visual, cheia de símbolos e cores características. Portanto, deixe sua vitrine com enfeites, seu ambiente com música natalina e treine sua equipe para que sejam bons elfos de Natal. Utilize a estratégia para encantar os clientes e de quebra influenciar em sua decisão de compra!
Sabemos que esta época é de magia, esperança e renovação, mas para os comerciantes, também é época de planejamento e preparação. Por isso, saber como preparar a empresa para o Natal pode facilitar e poupar muita dor de cabeça!
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