Banco do Vale te ajuda a manter o controle financeiro

controle financeiro

A habilidade para gerir as finanças começa no controle financeiro pessoal. Sabendo disso, o Banco do Vale promove há bastante tempo o Projeto Social Educação Financeira e Empreendedora, que orienta a comunidade e os clientes a respeito das finanças do dia a dia.

Se você é daquelas pessoas que sempre fica apertado quando chega o final do mês, gastando mais do que pode, estas dicas podem te ajudar. Leia atentamente e aplique-as, você verá que é possível equilibrar seu orçamento, conquistar seus objetivos e garantir uma melhor qualidade de vida para você e sua família.

Dicas que ajudam a ter controle financeiro

  • Limite seus gastos mensais: ajuda não apenas a controlar a sua rentabilidade mensal, mas também a economizar. Com isso, você tem consciência de quanto poderá gastar, não realizando despesas que possam não só onerar suas economias, como também lhe colocar em uma situação financeira complicada.
  • Conheça todas as suas dívidas: com isso você sabe sua real situação financeira e evita novos gastos que coloquem em risco o seu orçamento. Conheça suas rendas fixas, aquelas mensais e as temporárias e aquelas que decorrem das compras que você faz, mas têm prazo para acabar. 
  • Planeje suas compras: crie um planejamento que tenha não só as dívidas mensais, mas também os prazos para quitá-las, ao menos aquelas que representam compras feitas em cartões de crédito. Dessa maneira você poderá observar quando poderá realizar novas compras sem onerar o seu orçamento.
  • Use planilhas e aplicativos de controle: a tecnologia está a nosso favor, existem diversos aplicativos e planilhas que possuem funcionalidades para organizar a sua vida financeira de modo completo, eficiente, simples e fácil.
  • Elimine os gastos desnecessários: Para obter um orçamento equilibrado e economizar, vale a pena refletir sobre o que é necessário comprar e o que não é. É muito comum comprar o que não precisa, então fique atento.

Nosso o Projeto Social Educação Financeira e Empreendedora oferece palestras sobre orçamento familiar e entrega uma cartilha para preencher a entrada e a saída de dinheiro. É possível adquirir a cartilha de controle do orçamento familiar gratuitamente nas agências. Saiba mais sobre o projeto e conte conosco para realizar seus sonhos.

Compartilhe:

Leia também

Tendências de consumo para antenar o seu negócio

Para que qualquer atividade lucrativa tenha um bom desempenho, o profissional precisa estar sempre focado nas tendências de consumo para oferecer ao consumidor aquilo que ele procura ou deseja no momento certo e da maneira certa. E é aí que vem a questão: como ficar sempre antenado nessas necessidades? Calma,

Leia mais »

Saiba como separar as finanças pessoais das contas empresariais.

A organização financeira é essencial para fazer qualquer negócio decolar. Por isso, saber separar as finanças pessoais das contas do negócio é necessário para que as obrigações, tanto individuais quanto empresariais, em curto, médio e longo prazo, sejam atendidas sem maiores dificuldades. Pensando nisso, trouxemos um guia prático para te

Leia mais »

Comprar com CNPJ: guia para obter descontos em produtos

Quando o empreendedor resolve comprar com CNPJ e não como pessoa física, ele pagará cargas tributárias menores, resultando em preços finais mais baixos. Além disso, com o número do CNPJ é possível comprar diretamente de fornecedores, o que elimina uma série de custos acumulados ao longo da cadeia de venda,

Leia mais »